São Paulo, segunda-feira, 31 de março de 1997
Próximo Texto | Índice

FBI procura "filiais" do culto suicida

JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
ENVIADO ESPECIAL A SAN DIEGO

O FBI, polícia federal dos Estados Unidos, começará hoje a analisar os extratos bancários, ligações telefônicas e informações contidas em disquetes e nos computadores da mansão de Rancho Santa Fé.
Na última quarta, foram encontrados na casa, que fica nos subúrbios de San Diego, Costa Leste dos EUA, corpos de 39 membros do culto religioso Heaven's Gate.
Eles tinham uma empresa chamada Higher Source, que prestava serviços de informática e criava páginas na Internet.
As investigações do FBI objetivam encontrar novas ramificações da seita em outras partes do país.
"O FBI irá fazer uma investigação mais profunda sobre as seitas religiosas", disse o tenente Lipscomb, da polícia de San Diego. "Ainda há o temor de que casos semelhantes aconteçam em outras partes dos EUA." Há cerca de 5.000 cultos religiosos no país.
"O único lugar no mundo em que você encontra todas as formas de budismo, por exemplo, não é na Ásia. É em Los Angeles", disse Gordon Melton, diretor do Instituto de Estudos de Religião Americana em Santa Bárbara.
Segundo o tenente Lipscomb, a polícia local concluiu oficialmente ter ocorrido um suicídio coletivo.
"Como sempre, iniciamos a investigação procurando evidências de homicídio. Mas, depois, vimos que não havia indicação de outra coisa que não suicídio coletivo."
Roteiros para filmes
Além de fazer serviços de informática, membros do culto Heaven's Gate escreviam scripts para filmes de cinema.
Em novembro do ano passado, executivos da NBC, uma das principais emissoras de TV dos Estados Unidos, examinaram um dos scripts, de autoria de Rio DiAngelo e dois outros membros da seita.
DiAngelo, que depois acabou abandonando o Heaven's Gate, foi quem recebeu dois vídeos e uma carta de seus ex-colegas em que eles anunciavam o suicídio. Ele foi à mansão, encontrou os corpos e chamou a polícia.
O script baseava-se nas idéias da seita, falando sobre um nível superior de vida. Era uma história sobre seres extraterrestres que monitoravam, de outro planeta, a vida dos terráqueos.
"Recebemos o roteiro, mas, depois de uma rápida análise, optamos por não comprá-lo", disse Paul Maguire, porta-voz da NBC.
Rick Singer, produtor de cinema em Hollywood, servia como agente do Heaven's Gate.
"Me contataram dizendo ter escrito histórias interessantes, na linha de 'Jornada nas Estrelas', e eu estava tentando ajudá-los a vendê-las para Hollywood", disse. "Mais cedo ou mais tarde, receberia uma resposta positiva, porque o texto era interessante."
A morte dos 39 torna as coisas mais fáceis para o produtor. "O suicídio pode despertar maior interesse pelos scripts. Vou esperar alguns dias e sondar o mercado."

Próximo Texto: Seita fez almoço de despedida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.