São Paulo, terça-feira, 1 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura suspende programa antipoluição

DA REPORTAGEM LOCAL

A Prefeitura de São Paulo suspendeu o programa de controle de emissão de poluentes por veículos, previsto para ser implantado no mês de maio.
O programa foi suspenso em cumprimento da liminar obtida na Justiça pelo PNBE (Pensamento Nacional das Bases Empresariais) e pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).
Essas entidades alegam que a concorrência da prefeitura para a concessão do serviço de inspeção de veículos foi irregular.
O programa consiste na verificação anual do nível de emissão de poluentes e de ruídos em toda a frota de veículos da cidade. Pela verificação, o motorista pagaria R$ 17,95.
Segundo estimativas da própria prefeitura, a concessionária movimentaria cerca de R$ 4 milhões por ano, sendo que a concessão é por dez anos.
A liminar foi obtida pelas entidades no final do ano passado, mas só agora a prefeitura suspendeu o contrato com a Controlar (consórcio formado pelas empresas Vega-Sopave, Controlauto e Rwtuv).
Nesse período, a prefeitura postergou o cumprimento da liminar pedindo esclarecimentos da decisão, ao mesmo tempo em que tentava cassá-la.
O secretário do Verde e do Meio Ambiente, Werner Zulauf, afirma que vai continuar tentando recorrer da decisão.

Texto Anterior: Lixo não deve ir para a rua
Próximo Texto: Oposição quer adiar votação de fura-fila
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.