São Paulo, terça-feira, 1 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HC produz material que usa

DA REPORTAGEM LOCAL

O Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC) possui laboratório e farmácia de manipulação que preparam toda a alimentação parenteral usada por seus pacientes.
Em 25 anos, o HC produziu 260 mil litros de alimentação parenteral. A estrutura dificilmente pode ser repetida em outros hospitais porque o custo é alto.
Segundo Victor Hugo Costa Travasos da Rosa, diretor técnico de divisão de Saúde e responsável pela farmácia em dois anos, os testes laboratoriais detectaram o aparecimento de bactérias. "Isso aconteceu em nível laboratorial, quer dizer que o problema foi detectado antes de o preparado ser usado."
Ele disse que é procedimento tradicional em laboratórios e farmácias de manipulação testar seus produtos. O HC faz dez tipos básicos de alimentação parenteral. Como cada paciente tem necessidades diferentes, aos preparados básicos são acrescentados nutrientes específicos para seu caso.
Segundo Rosa os preparados do HC são usados apenas no hospital. "Mal damos conta de suprir os internos daqui, quanto mais fornecer alimentação parenteral para outras instituições.
Rosa diz que os hospitais não têm condição de testar a alimentação parenteral antes de usar no paciente. "Cada paciente precisa do preparado imediatamente. O teste para detectar a presença de microorganismos leva dez dias para ficar pronto. Até lá, meu paciente pode ter morrido."

Texto Anterior: Promotor pede exumação
Próximo Texto: Laboratório pode ser fechado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.