São Paulo, terça-feira, 1 de abril de 1997
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Sistema funciona como telefone celular

DA SUCURSAL DO RIO

O "trunking" digital, apesar do nome estranho -o equivalente em português seria "sistema digital troncalizado"- funciona exatamente como um telefone celular.
No sistema desenvolvido pela Ericsson, que será comercializado pela Mcomcast, os aparelhos de "trunking" pesam apenas 200 gramas e usam os mesmos acessórios -como antena, capa e bateria- dos telefones celulares convencionais fabricados pela Ericsson.
A reportagem da Folha testou um aparelho e constatou que ele permite ligações telefônicas locais, interurbanas e internacionais como se fosse um celular comum. A única diferença é que, por ser digital, ele dá um tom metálico à voz.
O sistema digital que será lançado em São Paulo pela Mcomcast se presta muito mais à telefonia do que ao despacho (comunicação de frotas via rádio), que era a função original do "trunking".
Os novos aparelhos são "full duplex" e não unidirecionais como o "trunking" da era analógica. Ou seja, os antigos funcionam como aparelhos de rádio, onde uma pessoa fala e diz câmbio para que o outro possa responder do outro lado. Os modernos permitem uma ligação normal, sem interrupções.
Nos novos aparelhos, os usuários precisarão apenas discar o número desejado para fazer uma ligação local ou interurbana. O tom para discagem será imediato, como nos celulares comuns.
Por força da legislação brasileira, que define o "trunking" como um sistema de acesso limitado, o Mcomcast só poderá oferecer o serviço a empresas ou grupos especializados, como grupos de médicos, engenheiros, etc.
Embora o serviço não possa ser vendido a usuários individuais, na prática ele permitirá um uso individualizado, porque cada aparelho terá um número próprio, por meio do sistema de discagem direta de ramais.
Além disso, a Mcomcast vai oferecer a opção de contas individualizadas, ou seja, ao invés de emitir uma conta única para a empresa que contratar o serviço, ela poderá enviar uma conta específica para cada aparelho.
A empresa ainda não divulga as tarifas do novo serviço.
Luis Cuza, diretor-executivo da Mcomcast afirma que os preços serão revelados no dia 15 de abril, quando for deflagrada a campanha de marketing.
Mas em setembro, segundo Cuza, o serviço será lançado também no Rio de Janeiro e os usuários de São Paulo poderão usar os aparelhos, automaticamente, quando estiverem na capital fluminense. No futuro, será lançado em outras capitais e no interior de São Paulo.

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