São Paulo, quarta-feira, 2 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Requião quer ouvir relato de romancista

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os senadores decidiram convidar o romancista Ivan Sant'Anna, autor do livro "Rapina", para colaborar com os trabalhos da CPI dos Precatórios.
Segundo o relator da CPI, Roberto Requião (PMDB-PR), será agendada em breve uma reunião entre o autor e os integrantes da comissão para discutir as semelhanças entre os personagens do esquema dos títulos e de "Rapina". "Temos o que aprender", disse.
Sant'Anna trabalhou durante 37 anos no mercado financeiro e agora se dedica a dar palestras sobre o assunto e a escrever.
Requião leu o livro, editado pela Record, durante a Semana Santa. Ele relata falcatruas de executivos de um fictício Banco Bullish.
Como ocorreria no esquema dos títulos, o banco atua de forma fraudulenta junto com um hipotético fundo de pensão, o Funcoop.
Em um dia desfavorável para o mercado de capitais, em que as ações estivam em baixa, o Bullish comprou ações da Minerbrás a preço de banana.
O fundo de pensão entrou em seguida comprando grandes lotes do mesmo papel, fazendo a cotação disparar. Na alta, o Bullish tratou de vender suas ações da Minerbrás e realizou um grande lucro.
Detalhe: o lucro da operação seria "esfriado" em uma operação fraudulenta no mercado de futuros (como teria corrido no esquema dos títulos, com a corretora Perfil).

Texto Anterior: Ramos negociou captação de empréstimos de SP
Próximo Texto: Procurador nega ter calculado precatório
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.