São Paulo, quarta-feira, 2 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Windows 97" deverá chegar só em 98

DO "USA TODAY"; DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O "Windows 97" vai virar "Windows 98". A Microsoft não vai conseguir entregar a próxima atualização do "Windows 95" até dezembro, como vinha prometendo. No mínimo, o sistema operacional será lançado em alguma data de 98.
No último dia 24, as ações da Microsoft registraram queda de 3,5 pontos percentuais depois de relatórios de que a atualização do "Windows 95" seria feita somente no próximo ano.
Uma versão de teste da atualização do sistema, batizada de "Memphis", deverá vir em julho.
Em caráter privado, executivos da Microsoft estão avisando a fabricantes de computadores para que não haja nenhuma expectativa em relação ao novo sistema.
Oficialmente, a Microsoft rebatizou o "Memphis" de "Windows 9x". Até a semana passada, a empresa e seus parceiros chamavam comumente o "Memphis" de "Windows 97".
Integração difícil
Segundo relatórios da indústria, a Microsoft está tendo dificuldades para integrar o novo sistema ao "Internet Explorer 4.0".
Para a Microsoft, essa integração é prioridade número um. A idéia é fazer com que o sistema operacional tenha o visual de um programa de navegação na Internet.
Outras novidades incluem a função de permitir, automaticamente, encontrar, carregar e instalar atualizações de sistemas e aditivos, conhecidos como add-ons.
O atraso beneficia empresas como Netscape, Sun, Oracle e IBM. Todas elas estão criando sistemas de computação baseados na linguagem "Java". Acredita-se que isso represente uma ameaça à Microsoft, que domina o mercado de programas para micros.
Executivos da indústria e analistas afirmaram que não estão surpresos com o atraso. O mercado já está acostumado a esse tipo de expectativa, uma vez que a Microsoft nunca entregou nas datas estipuladas nenhum sistema operacional.
Um exemplo é o "Windows 95", que teve um atraso de mais de dois anos em relação à data original para lançamento. Uma atualização do "Windows NT" também foi adiada para 1998.
O anúncio desse novo prazo foi feito por Bill Gates, presidente da Microsoft.
Um analista do mercado afirmou que "não há como a Microsoft lançar um sistema no último trimestre". "E jamais ele seria chamado de 'Windows 97'."
A Microsoft enfrentou o mesmo dilema em relação ao "Office 97". Quando o código do produto estava pronto para ser lançado no final de 96, a empresa decidiu anunciá-lo no início de 97 e mudou o nome do produto de "Office 96" para "Office 97".

Texto Anterior: Micros de mão atingem a maioridade
Próximo Texto: Soft tem 'Java' para 3.1
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.