São Paulo, sábado, 5 de abril de 1997
Próximo Texto | Índice

Marimbondos de fogo; Aval tácito; Questão de sobrevivência; Fora de controle; Síndrome da vaca louca; Óleo quente; Dose dupla; Briga de poderes; Tristeza sem fim; Roteiro previsto; Dúvida cristã; Missão dura; Saúde presidencial; Sensação asiática; Guerra interna; Visita à Folha

Marimbondos de fogo
Sarney reclamou com José Aparecido sobre o que julga uma decadência do PMDB. Disparou: "O PMDB acabou. Tem o Geddel (Vieira Lima) como líder (da bancada) e o Michel (Temer) como presidente da Câmara".

Aval tácito
FHC fala reservadamente que considera fraca a gestão de Michel Temer na presidência da Câmara. Preferia reviver os tempos de Luís Eduardo Magalhães. Serjão ouviu e foi para cima de Temer, diz um governista.

Questão de sobrevivência
A bancada do PMDB se uniu em torno de Temer. Henrique Alves diz: "Temer fala pelos cem deputados. Ele e o líder estão sintonizados. Quem, de dentro e de fora da Câmara, não entender isso vai se dar mal".

Fora de controle
Serjão bateu boca com os líderes Inocêncio (PFL) e Benito (governo) na quarta. Só Geddel (PMDB) se livrou. O ministro foi direto a quem manda, Temer.

Síndrome da vaca louca
Um dos líderes que foi alvo de um telefonema de Serjão na quarta conta que ouviu palavrões impublicáveis sobre a lisura ética dos parlamentares.

Óleo quente
Os tucanos encontraram um culpado para o fiasco na tentativa de votar a reforma administrativa: Benito Gama (PFL-BA), líder do governo na Câmara. É mais um capítulo na batalha pelo cargo, cobiçado pelo PSDB.

Dose dupla
Comentário ouvido ontem no Congresso: "O mês de abril é fatídico para os tucanos. Ano passado, foi o massacre de Eldorado do Carajás (PA). Este ano, teve a Polícia Militar do Covas, o Serjão. E o mês está só começando". Briga de poderes Sepúlveda Pertence (STF) foi pedir apoio dos senadores à súmula vinculante. Acabou ouvindo de Pedro Simon (PMDB-RS) que a Justiça não tem cumprido seu papel na hora de dar prosseguimento eficiente às CPIs.

Tristeza sem fim
José Gregori não terá uma secretaria especial de direitos humanos. Clóvis Carvalho (Casa Civil) disse ao tucano que ele continuará na estrutura da Justiça, subordinado ao ministro.

Roteiro previsto
No Planalto e no Ministério da Justiça é tido como certo que o paulista Aloysio Nunes Ferreira (PMDB) assume a pasta na próxima terça. A tempo de receber o cargo diretamente de Jobim.

Dúvida cristã
Texto de panfleto contra a lei de união civil homossexual, distribuído pelo gabinete de Severino Cavalcanti: "Você homem se casaria com outro homem? Você mulher se casaria com outra mulher? Não se deixe enganar!".

Missão dura
Moreira Franco (PMDB) ainda tenta aprovar reforma administrativa sem exceção no teto.

Saúde presidencial
FHC aproveita este final de semana em São Paulo para fazer um check-up de rotina no Hospital São Paulo. Segundo assessores, o presidente sofre de"síndrome de exame". Está sempre no médico do Planalto.

Sensação asiática
Em Pequim, Paes de Andrade foi recebido em jantar por um dos sete comandantes do politburo chinês. O presidente do PMDB viajou a convite do PC.

Guerra interna
O PT fará recadastramento geral em Diadema (SP), onde 20% dos eleitores são filiados ao partido. É um golpe contra a tendência Articulação, que tem na cidade um de seus redutos.

Visita à Folha
O presidente nacional do PFL, deputado federal José Jorge (PE), visitou ontem a Folha. Estava acompanhado do vice-prefeito de São Paulo, Régis Fernandes de Oliveira, e do vice-reitor da Universidade Mackenzie, Cláudio Lembo.

E-mail: painel@uol.com.br

TIROTEIO
Do líder do PTB, Paulo Heslander (MG), em telefonema a Serjão, sobre o ministro ter nomeado para a Telerj um técnico que fora demitido da Telemig, a pedido do deputado, antes da votação da emenda da reeleição:
- O meu pai me ensinou a ser homem. E o homem precisa ter palavra. Na minha opinião, o senhor não tem palavra. O senhor está achando que é o dono do mundo.

Próximo Texto: Arenização tucana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.