São Paulo, sábado, 5 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Site tem 207 links de pesquisa

PATRICIA DECIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Entrevistas com roteiristas de cinema e televisão, os negócios envolvidos na profissão de escritor, como começar e como terminar um roteiro, depoimentos sobre a inspiração do primeiro roteiro e muitos links para pesquisa são parte do material que está disponível no site da Writers Guild of America (www.wga.org/index.html) na Internet.
Com atualização diária, o site é mais do que eficiente para prover informações úteis e interessantes a roteiristas, candidatos à profissão e simpatizantes em geral.
Um dos principais destaques são os links para pesquisa. São 207 opções divididas nas seguintes categorias: busca na Internet, sites de roteiristas, biblioteca, informações sobre cinema, televisão e música, jornais e revistas, legislação e crime, governo, crianças, viagem e previsão do tempo, clássicos, medicina, história e ciência e ficção científica.
Podem-se encontrar entre eles, por exemplo, um site com informações sobre os dez criminosos mais procurados dos Estados Unidos, as obras completas de Shakespeare, o site do FBI, um guia de pesquisa sobre cineastas independentes e assim por diante.
Numa seção intitulada "A Arte de Escrever", há textos sobre como trabalham os roteiristas de séries -comédias- famosas dos Estados Unidos, como "Roseanne" e "Frasier", e sobre escritores especializados em personagens pecadores e mulheres fatais.
Treze entrevistas feitas por e-mail com roteiristas também podem ser acessadas, entre elas as de Treva Silverman ("Mary Tyler Moore"), Dean Devlin ("Independence Day") e Jack Sowards ("Jornada nas Estrelas 2 - A Ira de Khan"). Há ainda perfis da diretora e roteirista independente Allison Anders e uma semana na vida de um dos participantes do time que faz a série "Plantão Médico", Jack Sowards.
Com uma abordagem mais bem-humorada, é possível ler textos sobre como "aprender a escrever sobre pressão" e o que fazer quando "seus personagens começam a conversar com você".
Criada em 1933, a Writers Guild of America tem cerca de 8.500 associados nos Estados Unidos, entre roteiristas de cinema e televisão e criadores de games interativos.
A associação tem duas divisões: East, referente à costa leste dos EUA (que recebe os registros de roteiros) e West, da costa oeste norte-americana.
(PD)

Texto Anterior: Syd Field analisa 'Quatro Roteiros' dos 90
Próximo Texto: Internet registra script
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.