São Paulo, sábado, 5 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Schwarzenegger é o vilão de gelo

ALESSANDRA BLANCO
DA REVISTA DA FOLHA

Totalmente irreconhecível e, desta vez, do lado oposto ao dos heróis, Arnold Schwarzenegger faz, em Batman, Mr. Freeze (sr. Gelo) e diz que esse é o tipo de filme ideal.
*
Folha - O que você pensou quando foi convidado para ser um dos vilões de "Batman e Robin"?
Arnold Schwarzenegger - Eu fui sondado há um ano, enquanto filmava "Queima de Arquivo". Joel (Schumacher) me trouxe a idéia de interpretar Mr. Freeze. Peguei velhos "tapes" de Batman na TV e vi Mr. Freeze, os quadrinhos, para saber quem era. Há vilões clássicos em Batman, como Coringa, que Jack Nicholson interpretou. Então, não é apenas um entre outros papéis. É preciso muita pesquisa. Algum dia um fã de Batman irá dizer que esse (Mr. Freeze) é o seu vilão favorito. Então, você tem de estar preparado para corresponder a essa expectativa. Tive alguns momentos de dúvida, mas depois fiquei muito empolgado.
Folha - Você acha que os vilões de Batman acabam tendo a responsabilidade de carregar o filme?
Schwarzenegger - Acho que uma das coisas ótimas em Batman é que você não precisa carregar o filme sozinho. Você tem dez grandes atores nele. O projeto é que todos os contratados sejam grandes atores. Todos têm uma grande chance de aparecer com uma boa atuação. É a situação ideal.
Folha - Qual é a relação entre Mr. Freeze e Poison Ivy no filme?
Schwarzenegger - Para alcançar seus objetivos, eles definitivamente precisam um do outro. O objetivo não é somente vencer, mas também se livrar de Batman, Robin e Batgirl. Então, ele precisa descobrir uma maneira de fazer isso, e ela tem muitos talentos e armas, que sabe usar muito bem.
Folha - Você é um ator que usa muito o físico. O traje de Mr. Freeze limita?
Schwarzenegger - Limita porque não consigo me mover tanto com essa armadura. Mas ainda posso me mover, só que diferente. Um grande caminhão se move de modo diferente de um Porsche. Quando você vê essa coisa toda na tela do cinema é muito impressionante. Mas ainda tem tudo o que vem do rosto, das expressões.
Folha - O que você faz para conseguir suportar toda essa tinta?
Schwarzenegger - Tenho uma pele boa. Mas a maquiagem demora três horas para ficar pronta e, para tirar, uso muitos produtos químicos, coisas ácidas.
Folha - Seus filhos reconheceram você desse jeito?
Schwarzenegger - Eles ficaram muito assustados quando chegaram ao "set". Na primeira meia hora ficaram longe de mim. Mas estou acostumado. Quando fiz "O Exterminador do Futuro" também foi assim. Quando me viram, começaram a gritar. Eles me vêem em situações estranhas.
Folha - Você sempre faz um filme de ação e, em seguida, uma comédia. Como você sente a diferença?
Schwarzenegger - Não é exatamente assim. Se o "script" é bom, e eu gostar do filme, aceito fazê-lo. Esse tipo de filme (Batman) é uma combinação de ação e comédia. Acho que o único desafio dos filmes de ação, incluindo Batman, é que toda essa parafernália pode roubar o seu show. Isso o desafia muito mais do que se estivesse sozinho na tela.
Folha - Quais serão seus próximos filmes?
Schwarzenegger - Em Hollywood, nunca se pode falar nada antes de acontecer.

Texto Anterior: 'Depois deste, farei o que quiser', diz Clooney
Próximo Texto: Personagens serão computadorizados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.