São Paulo, domingo, 6 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arma de fogo é evitada em NY

JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
DE NOVA YORK

A polícia nova-iorquina recebe a recomendação de só usar armas de fogo em última instância.
"Temos vários outros instrumentos no carro", explicou o detetive Frank Bogucki, 36, há 12 anos na polícia. "O cassetete é o primeiro que devemos usar, mas, além dele, temos um aparelho que dá choque, um que imobiliza os braços e um gás para fazer perder os sentidos."
Bogucki acha que hoje a polícia está bem aparelhada. "Não temos do que reclamar."
Mas nem tudo são flores. O detetive acha que os salários estão defasados. "Depois de cinco anos na ativa, um policial em Nova York chega a ganhar US$ 40 mil por ano. Se você tem família para sustentar, é pouco."
Segundo Bogucki, policiais de outras cidades ganham 33% a mais do que os de Nova York. "Estamos pressionando o prefeito. Queremos equiparação salarial."
Frank Bogucki acha que um dos segredos do sucesso da polícia é o treinamento constante. "Estamos sempre treinando, melhorando o condicionamento físico, fazendo cursos de reciclagem e nos atualizando. Um policial tem de conhecer as leis, que estão sendo mudando. Temos muitas aulas de legislação."
Bogucki citou como exemplo o uso de cães nas rondas policiais. "Só podemos soltar os cachorros em situações especiais, quando não colocam em risco a segurança de terceiros."
Na semana passada, policiais soltaram pastores alemães diante de uma multidão em pânico por causa de um tiroteio numa discoteca. Agora, deverão ser julgados pela corporação.
(JCA)

Texto Anterior: Sem-teto diz que policiais 'não são maus'
Próximo Texto: Justiça comum julga policiais franceses
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.