São Paulo, domingo, 6 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Internauta faz planos para o ano 2000

NOELLY RUSSO
DA REPORTAGEM LOCAL

Em outubro de 1997, a família Robinson decolou na aeronave "Júpiter 2" para colonizar o planeta Alpha-Centauro.
A Terra corria risco de destruição naquela época. Os seres humanos tentavam resolver problemas relacionados à saúde, educação e drogas e ganhar dinheiro.
Mas um espião inimigo, Zachary Smith, sabotou a nave e os Robinsons ficaram "Perdidos no Espaço", como se chamou a série de TV, criada por Irwin Allen e exibida desde os anos 60.
Deixando a ficção de lado -legumes gigantes, mulheres verdes e alienígenas dos 78 episódios da série-, de hoje a 1º de janeiro do ano 2000 faltam só mil dias.
E daí? Daí que a dois anos e oito meses da data, os problemas dos terráqueos da série aparecem como prioridades para os seres humanos que responderam a um questionário na Internet (rede mundial de computadores).
Chegar ao ano 2000 com saúde é o que desejam 47 dos internautas. Outros 34, além de saudáveis, querem chegar enxutos.
Para 40 das 365 pessoas que dedicaram seu tempo respondendo às perguntas, chegar a 2000 com sucesso financeiro é fundamental.
Metade dessas mesmas pessoas afirmou que já tem prontas resoluções de Ano Novo, mas que só valem para 1999. Mania de fazer tudo em cima hora.
Nem tudo. Há inúmeros sites (páginas) com endereços de festas e sugestões de como comemorar a virada do ano.
Um detalhe a ser levado em conta é que as reservas já estão esgotadas para várias cidades européias e dos Estados Unidos.
Como esses prevenidos, só seis internautas responderam que já têm passagens e reservas no Ano Novo. Mas 75 não tomaram essa precaução. Sem contar os 64 que nem sequer sabem o que estarão fazendo.
As expectativas não soam futuristas, quando se pensa na quantidade de problemas a resolver.
Trânsito
Por exemplo, para o presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo, Nelson Ibrahim Maluf El-Hage, se o trânsito ficar exatamente como está hoje, já vai ser uma vitória.
Ou seja, se você continuar a perder até seis horas por dia de sua vida dentro de um carro já vai significar que algum controle sobre o número de carros que circulam diariamente pela cidade existiu.
Para conseguir a "vitória", o engenheiro tem de começar a agir, já que 2000 é, em tese, seu último ano à frente do órgão.
"Se chegarmos ao ano 2000 com menos acidentes e mortes será uma vitória extraordinária." Para chegar à meta, El-Hage espera que ações sejam tomadas para melhorar o transporte coletivo.
Outro motivo de comemoração é o fato de a cidade de São Paulo ter parado de crescer. Significa que, até o ano 2000, a população não deve passar muito de... 10 milhões de habitantes.
Educação, perda de peso, fazer uma diferença no mundo são outros itens apontados como prioridades para 2000.
O site chama-se "By the Year 2000" (pelo ano 2000). O endereço está no final do texto (desconsidere o traço depois de web).
São muitos os endereços sobre o assunto na rede. O melhor é fazer uma pesquisa e selecionar os sites de interesse.
Falando em computador, vale lembrar que 1997 foi o ano em que o computador Hal foi ligado, no livro que deu origem ao filme "2001, Uma Odisséia no Espaço".

http//www.hinfo.com/bin/webdoc.dll/e2000/yr/select&/everyt2000

Texto Anterior: Carícia 'acorda' mulher à noite
Próximo Texto: Globo prepara novela de 2000
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.