São Paulo, domingo, 6 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba quais são os pré-requisitos

CARLA ARANHA SCHTRUK
DA REPORTAGEM LOCAL

Se por um lado estão sendo abertas mais vagas no setor comercial, por outro as empresas estão cada vez mais exigentes quanto aos pré-requisitos dos candidatos.
"As empresas detalham bastante o que querem do profissional. Buscam alguém que se encaixe exatamente no que elas desejam", afirma Flávia Brunoro, 25, supervisora operacional da agência de empregos BRM Associados.
Para o cargo de coordenador de vendas, por exemplo, a empresa pode exigir experiência mínima de cinco anos e fluência em inglês e espanhol, em função de ela ter negócios com países do Mercosul (Mercado Comum do Sul).
Um bom currículo não garante a colocação. Isso porque, nas entrevistas de seleção, a facilidade de comunicação é muito valorizada. "Tem de falar bem, em português correto e de fácil entendimento."
Crivo
Nem mesmo candidatos a atendentes e auxiliares, com salário em torno de R$ 350, escapam desse crivo. De acordo com Rosely Sobral, chefe do departamento de planejamento de marketing da Manpower, sempre é necessário ser comunicativo e persuasivo.
Para executivos, especialmente os gerentes regionais de vendas, o nível de exigência aumenta.
"Quem vai responder sobre as vendas para um região precisa conhecer muito bem aquele mercado e outras regiões do país", afirma Flávia Brunoro, da BRM.
(CAS)

Texto Anterior: Comércio abre 517 vagas neste mês
Próximo Texto: 138 vagas; 90 vagas; 70 vagas; 70 vagas; 50 vagas; 48 vagas; 20 vagas; 16 vagas; 15 vagas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.