São Paulo, domingo, 6 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro coordenado por brasileiro aborda o sono

JOSÉ REIS
ESPECIAL PARA A FOLHA

Na década de 50, os fisiologistas liderados por Aserinsky e Kleitman descreveram os movimentos oculares rápidos durante o sono (REM), mostrando as fases REM e não-REM mensuráveis e constantes na composição do sono humano.
Consequentemente alterações nas relações entre ambos se manifestam como distúrbios.
Assim nasceu a medicina dos distúrbios do sono como entidade independente.
Segundo Helio Lemmi, do "Sleep Disorders Center", em Memphis (Estados Unidos), poucos desenvolvimentos são tão excitantes como, em meio ao progresso constante da medicina em várias direções, o surgimento de uma especialidade completamente nova, a medicina dos distúrbios do sono.
Esse novo ramo da medicina progrediu rapidamente, como atestou o 1º Congresso Panamericano do Sono, durante o qual foi fundada, em 1980, a Sociedade Latino-Americana para Estudo do Sono.
Fruto dessa sociedade, que propiciou muitas pesquisas originais, foi o livro coordenado por Rubens Reimão, da divisão de clínica neurológica do Hospital das Clínicas de São Paulo, ele mesmo pioneiro nessas investigações.
Esse livro denominou-se "Sono - Aspectos Atuais" e foi publicado em 1990. De seu êxito nada fala melhor que o aparecimento, em 1996, pela Editora Atheneu, da segunda edição, com novo nome: "Sono - Estudo Abrangente", também coordenado por Rubens Reimão.
A segunda edição é de fato abrangente, pela totalidade dos assuntos ventilados e por sua visão multidisciplinar -característica, aliás, da medicina dos distúrbios do sono.
Para perceber o aumento de matéria versada nessa segunda edição, basta dizer que ela conta com 54 colaboradores de 12 países, inclusive o Brasil, representado por um glossário do próprio Reimão, além de seu delicado trabalho de coordenador.
O sumário registra nada menos do que 42 capítulos, cada qual a cargo de especialistas que, pela própria natureza multidisciplinar da matéria, falam a mesma linguagem, sem particularismos ou exclusivismos, que reflitam um só ponto de vista pessoal.
Temos, pois, um tratado no verdadeiro sentido da palavra.
Além dos tópicos relacionados com a nova medicina dos distúrbios do sono, o livro naturalmente cuida de temas mais gerais, como conceituação, fisiologia, bioquímica.
Dados os assuntos de que trata, "Sono - Estudo Abrangente" interessará a muitos leitores alheios à medicina.

Texto Anterior: De médico a paciente de Aids
Próximo Texto: AIR BAG; APOIO À PESQUISA; GENOMA HUMANO; CHUVA; MEDICINA; MATEMÁTICA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.