São Paulo, domingo, 6 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

. GAVIÃO REAL - Com envergadura de até dois metros, é a mais possante ave de rapina do mundo. Dentre suas presas estão macacos-pregos, filhotes de veados e seriemas. É capaz de carregar para a copa de uma árvore uma cutia. Nome da espécie: Harpia harpyja.

. EMA - É a maior e mais pesada ave brasileira. O macho atinge 34,4 kg e a fêmea, 32 kg. A altura varia entre 134 cm e 170 cm. Ingere pequenas pedras para auxiliar a trituração do alimento: folhas, frutos, sementes e insetos. Os machos lutam a bicadas, entrelaçando o pescoço. Nome da espécie: Rhea americana.

. ARARA-AZUL-DE-LEAR - Descrita em 1856, era conhecida apenas por meio de exemplares de procedência ignorada. Foi localizada por Helmut Sick, Dante Teixeira e Luiz Gonzaga em 1978, no Raso da Catarina (BA). Utiliza como moradia pequenas grutas de pedras. Nome da espécie: Anodorhynchus leari.

. URUTAU - Ave noturna conhecida como "mãe-da-lua", desenvolveu um sistema de ver sem abrir os olhos, que é chamado de "olho mágico", para não prejudicar sua camuflagem. A pálpebra superior é provida de duas incisões, permitindo à ave observar os arredores de olhos fechados. Caça insetos e andorinhas em pleno vôo. Nunca pousa no solo. Nome da espécie: Nyctibius griseus.

. ALBATROZ-GIGANTE - Ave oceânica, é o maior da sua espécie. Atinge 120 cm. Para decolar, tem de correr vários metros sobre a superfície da água e voa planando, aproveitando as correntes atmosféricas. Encontrada na costa brasileira -no Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Alimenta-se de pequenos animais. Nome da espécie: Diomedea exulans.

. UIRAPURU-VERDADEIRO - Espécie amazônica famosa pelo seu canto, composto de uma série de estrofes relativamente curtas e de andamento rápido. Seu canto lembra o afinar de instrumentos antes de um concerto. Habita as matas do Amazonas, Pará, Amapá, Guianas. Vive em casais e pequenos bandos. Nome da espécie: Cyphorhinus aradus.

. CORUJÃO-ORELHUDO - Maior coruja do continente, pesa mais de 1 kg e tem 52 cm de altura. Tem "orelhas" largas e eretas, sempre visíveis. Vive à beira da mata, capões e no campo, geralmente perto da água. No Brasil, habita a Amazônia, Centro-Oeste e Nordeste. Nome da espécie: Bubo virginianus.

. BEIJA-FLOR-VERMELHO - É a espécie de beija-flores que possui a maior extensão de penas iridescentes (que apresentam ou refletem as cores do arco-íris). No cortejo, o macho persegue a fêmea assim que a vê pousada, voando ao seu redor. Foi a espécie mais perseguida por comerciantes. Nome da espécie: Chrysolampis mosquitus.

. PICAPARRA - Ave aquática. O macho é o mais ativo no cuidado à prole, que nasce prematuramente, quase em "estado embrionário". Ele abriga o filhote em uma concavidade, protegida por penas, localizada sob a asa. Na Amazônia, é encontrado em igarapés e rios maiores. Mergulha quando é perseguido. Nome da espécie: Heliornis fulica.

. JABURU - Conhecido também como Tuiuiú, vive nas margens de grandes rios e lagos. A maior população é encontrada no Pantanal. Pesa 8 kg e mede 140 cm. Considerada uma ave de caça na Amazônia, sua carne lembra a do ganso. Nome da espécie: Jabiru mycteria.

Texto Anterior: Obra traz fósseis
Próximo Texto: Projeto revive filme 16 mm
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.