São Paulo, domingo, 6 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falsa bomba cancela páreo no Reino Unido

Polícia tira 60 mil pessoas de hipódromo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um falso alerta de bomba fez com que 60 mil pessoas fossem retiradas do hipódromo de Aintree (noroeste do Reino Unido) quando se realizava ali um dos mais tradicionais páreos do país.
A 150º edição do páreo "The Grand National" foi cancelada depois que, por volta das 15h15 (11h15 em Brasília), a polícia britânica recebeu mensagem alertando para a existência de duas bombas no hipódromo de Aintree.
O porta-voz do Hipódromo, Nigel Payne, disse que "a polícia recebeu dois avisos sobre bombas e eles acharam que a melhor coisa a fazer seria esvaziar todo o local".
O premiê do país, John Major, acusou o Exército Republicano Irlandês (IRA) pela ameaça. O IRA luta pelo fim do domínio britânico na Irlanda do Norte.
O grupo terrorista intensificou suas atividades depois que as eleições gerais no país foram marcadas para o próximo dia 1º de maio.
Ninguém assumiu a autoria das ameaças oficialmente.
Após buscas, a polícia informou que não encontrou explosivos no hipódromo. Três explosões controladas foram efetuadas em pacotes considerados suspeitos.
Segundo as autoridades, a multidão retirada do hipódromo não poderia entrar novamente no local ontem. Seus carros também permaneceriam inacessíveis.
O páreo de Aintree deve ser realizado em outra data, a ser definida hoje pelo hipódromo.
O líder do Partido Trabalhista, Tony Blair, de esquerda, disse que a corrida foi deliberadamente estragada por um ato terrorista cínico, realizado por pessoas cujo objetivo é introduzir o terror na campanha eleitoral".
Blair, da oposição, lidera as pesquisas de intenções de votos para as próximas eleições.

Texto Anterior: Major tem poucos aliados na imprensa
Próximo Texto: Furto não é pecado, diz pastor anglicano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.