São Paulo, domingo, 6 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Monges beneditinos promovem seu mosteiro usando a Internet

CHRIS MOWBRAY
DO "THE INDEPENDENT"

E um dia aconteceu que uma ordem de religiosos, em busca de novas maneiras de manter corpo e alma alimentados em meio ao espírito comercial do século 20, olhou a Internet e achou que era boa.
E assim sucedeu que monges beneditinos abriram uma firma chamada Monksoft (Mongesoft) e começaram a fazer propaganda ciberespacial de sua abadia, erguida há 140 anos, cujas instalações oferecem aos interessados em tirar férias tranquilas.
A comunidade de 45 monges da abadia Belmont, perto de Hereford, Inglaterra, constatou que precisava de uma nova fonte de renda quando a escola só para meninos que mantinha foi fechada, devido à falta de alunos.
Suas preces foram atendidas quando um amigo do abade, o frei Mark, micreiro que escreve seus próprios programas, lhe ofereceu a ajuda de suas habilidades terrenas. Pois não dizem as Escrituras que "vós os conhecereis por suas obras"?
Hoje, pessoas vindas de longe, até dos Estados Unidos, que tomaram conhecimento dos irmãos beneditinos por meio de seus anúncios na Internet, viajam até a abadia para desfrutar de férias tranquilas em meio a seus belos jardins e verdejantes paisagens.
Frei Nicholas, diretor administrativo da Monksoft, explica: "Ampliamos a idéia de hospitalidade proposta por São Bento um pouco além do que ele originalmente imaginou, mas, na verdade, ele era favorável à idéia de recebermos pessoas em nosso meio. A diferença é que estamos fazendo de maneira computadorizada algo que os mosteiros sempre fizeram". Durante toda a história, os mosteiros sempre receberam hóspedes de todos os lugares e de todas as classes sociais, desde reis e rainhas até peregrinos e pobres.
"As pessoas que vêm passar férias conosco geralmente não se interessam muito pelo aspecto monástico, mas também promovemos retiros para hóspedes que querem partilhar de nosso modo de vida e de nossas orações, ou que apenas desejam encontrar paz e silêncio."
A abadia também oferece acomodações tipo "bed and breakfast" (pernoite e café da manhã) para pessoas que viajam a negócios, sem contar que se filiou à Agência de Turismo da Inglaterra. Aluga o refeitório de sua escola para festas de casamento e outras, oferece locais para conferências e incentiva as visitas de escolas.
A Monksoft também opera uma gráfica, que imprime revistas de escolas e da paróquia, convites de casamento e cartões de Natal, além de papéis de carta, criados com pacotes de editoração eletrônica escritos pelo abade informatizado.
"Quando nossa escola fechou, tivemos de procurar outros meios de ganhar dinheiro", disse frei Nicholas. "Frei Mark também escreveu alguns programas de computador para nos ajudar a administrar a empresa, e escolhemos o nome Monksoft porque nos pareceu apropriado."

Tradução de Clara Allain

Texto Anterior: Papworth escondeu espião em sua casa
Próximo Texto: PALCOS; PERFUMISTAS; GLOBALIZADOS; CERVEJEIROS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.