São Paulo, domingo, 6 de abril de 1997
Texto Anterior | Índice

Saiba como abrir empresa

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Uma fábrica de refrigerantes com capacidade de produção média (cerca de um milhão de litros por mês) requer um investimento de mais ou menos R$ 10 milhões, segundo especialistas do setor.
As despesas com transporte, mão-de-obra e imóvel também devem ser levadas em consideração.
Boa parte dos R$ 10 milhões será gasta com maquinário. "Uma fábrica precisa de máquinas de lavagem, enchimento, tamponamento e rotulação, além de uma equipe", diz Geraldo Guitt, diretor comercial da Refrigerantes Convenção.
Passos
Os investidores que pretendem montar uma fábrica de refrigerantes devem tomar algumas providências essenciais, como patentear a marca, licenciar a fórmula da bebida e registrar a fábrica.
Os pedidos de patentes e marcas devem ser feitos ao Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
Já o registro da fábrica e da fórmula do produto são feitos no Ministério da Agricultura.
O pedido de registro da fórmula deve conter amostras da composição, memorial descritivo (como é produzido) e análises fisioquímica e biológica.

Texto Anterior: Subway faz acordo com Marinha dos EUA; Sai novo guia de franqueadoras; Vip Lavanderia altera o formato; Früzzy está em busca de parceiros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.