São Paulo, domingo, 6 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como montar uma empresa de locação de quadras?

Ione Luzia Bento (Uberlândia, MG)
A escassez de locais para lazer nos centros urbanos tem feito com que as pessoas busquem novas formas de suprir a falta de espaço, optando por locação de quadras poliesportivas.
Atualmente, esse segmento é muito atraente. Para ingressar no ramo, é preciso ter ou alugar um terreno e prepará-lo adequadamente para a prática de esportes.
O espaço pode ser locado para grupos de mensalistas, frequentadores esporádicos ou empresas que não dispõem de espaço para recreação dos funcionários.
Em São Paulo, por exemplo, as empresas do ramo cobram entre R$ 100 e R$ 120 por hora de locação. Mas os preços podem ser mais baixos em horários de pouca procura.
Uma dica para ocupar as quadras em horários ociosos é promover descontos na locação para escolinhas de futebol.
A quadra poderá ser de grama natural, sintética ou ainda de areia, cercada com alambrados, podendo ser coberta ou não, numa área mínima de 1.200 m2.
Será preciso construir um vestiário com chuveiros e sanitários. No vestiário deverá haver armários para os clientes colocarem roupas e acessórios.
Um dos atrativos que dão certo nesse tipo de negócio é construir quiosques com churrasqueiras para que os jogadores possam se reunir após as partidas.
Pode-se montar também uma pequena lanchonete para a venda de cervejas, refrigerantes, salgados e aperitivos.
A divulgação pode ser feita por meio de mala direta direcionada para empresas, residências e escolas da redondeza.
Outra forma de dinamizar o empreendimento é organizando campeonatos e vendendo troféus e uniformes.
Os equipamentos necessários são traves, redes, bolas e refletores.
A empresa irá precisar, no mínimo, de duas pessoas trabalhando, que podem ser o dono e um ajudante.
Para a abertura da empresa, o empreendedor deverá providenciar registro no Cartório de Registro Civil de Pessoa Jurídica, na Receita Federal e na prefeitura.
É importante pesquisar na prefeitura as exigências da lei de zoneamento quanto à instalação e localização e quanto ao alvará de funcionamento. O empresário deverá fazer registro também no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e no sindicato patronal.
Procure a agência Sebrae mais próxima ou solicite mais informações pelo Ligue-Sebrae: 0800-78-0202.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade, ou pelo e-mail: tudo@uol.com.br. Elas serão respondidas pela equipe técnica do Sebrae exclusivamente nesta seção.

Texto Anterior: Pequeno usa criatividade para se destacar na UD
Próximo Texto: Redes de franquia exploram a Internet
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.