São Paulo, domingo, 6 de abril de 1997
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Volks mostra motor 1.0 16V para Gol e Parati

HENRIQUE SKUJIS
DA REPORTAGEM LOCAL

A Volkswagen apresentou na última quarta-feira um novo motor de 1.000 centímetros cúbicos (cc) e 16 válvulas, configuração inédita no mundo. O motor vai equipar o Gol e a Parati a partir de setembro ou outubro deste ano.
Na edição do domingo retrasado, 23 de março, a Folha mostrou fotos exclusivas do Gol 1000 16V. As fotos mostravam o carro com um ressalto no capô, como na versão GTI 2.0 16V. No entanto, a versão mostrada pela Volks na quarta-feira tinha o capô normal.
Segundo o engenheiro João Alvarez, gerente-executivo do processo de força motriz da montadora, foram testadas as duas opções. "Sendo menor que o motor 2.0, o motor 1.0 coube sem que fosse preciso o ressalto no capô", explicou.
Potência X consumo
A adoção das quatro válvulas por cilindro elevou a potência do motor 1.0 de 54,3 cv para 70 cv.
"Esse número pode subir ainda mais", diz Correa Rebello, gerente da fábrica de motores de São Carlos (244 km de São Paulo). "Estamos em testes, e algumas melhorias podem acontecer antes do lançamento do motor", disse.
Quanto ao consumo, o engenheiro João Alvarez disse que o motor gastará mais que o 8V apenas em alta rotação. Acima de 4.500 rotações por minuto (a 80 km/h, em quarta marcha, por exemplo), o aumento médio seria de 8%. O Gol 1000 16V terá amortecedores e molas redimensionadas e a quinta marcha mais curta.
O anúncio do novo motor foi feito na semana em que a fábrica de São Carlos, em menos de cinco meses de funcionamento, produziu o motor número 75 mil.
Fiat
A Fiat anunciou na última semana que irá construir uma fábrica, em Minas Gerais, para a produção de motores 1.0 de 16 válvulas, para a linha Palio. A nova unidade deve entrar em operação em 99.
(HS)

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