São Paulo, terça-feira, 8 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade é campeã em violência

EMANUEL NERI
DA REPORTAGEM LOCAL

A menor das sete cidades pesquisadas pela Human Rights, Natal (RN), também é campeã em violência policial. O caso mais conhecido envolve um ex-secretário adjunto de Segurança Pública.
Trata-se de Maurílio Pinto de Medeiros, acusado por entidades de direitos humanos e pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados de comandar um grupo de extermínio, formado por policiais civis, conhecido por "Meninos de Ouro".
O caso mais conhecido envolve o policial Jorge Luiz Fernandes, o "Jorge Abafador". Em 95, ele matou duas pessoas e feriu três, que o denunciaram. Ele foi condenado.
Devido à violência envolvendo policiais sob seu comando, segundo a Human Rights, o ministério indiciou o ex-secretário Medeiros, seu filho e três policiais -um PM.
Mas o afastamento de Medeiros só ocorreu após a morte do advogado e ativista de direitos humanos Francisco Gilson Nogueira de Carvalho, em 96, em Macaíba (RN). Carvalho investigava junto ao Ministério Público a participação da polícia em grupo de extermínio supostamente coordenado por Medeiros.
(EN)

Texto Anterior: Polícias são as mais 'civilizadas'
Próximo Texto: Grupo de extermínio age na folga
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.