São Paulo, terça-feira, 8 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exército vai desocupar dois navios

Determinação é de juiz de SP

FAUSTO SIQUEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

O juiz Mário Roberto Negreiros Velloso, da 2ª Vara do Fórum de Cubatão (SP), determinou na tarde de ontem a requisição de força do Exército para desocupar os navios Marcos Dias e Vancouver.
Os dois navios, atracados no terminal privativo da Cosipa (Companhia Siderúrgica Paulista), estão ocupados por trabalhadores avulsos do porto de Santos (SP) desde a última quarta-feira.
A ocupação é um protesto contra a decisão da Cosipa de não mais requisitar a mão-de-obra dos estivadores e demais avulsos e movimentar as cargas de navios atracados em seu terminal somente com pessoal próprio.
O juiz Mário Velloso afirmou ontem à Agência Folha que não há prazo estipulado para que o Exército cumpra a ordem, encaminhada ao comando da Baixada Santista.
Segundo ele, o cumprimento não será imediato porque, antes de a determinação ser executada, a requisição terá de tramitar internamente nas várias instâncias de comando do Exército.
Para justificar o pedido, o juiz afirma em seu despacho que a Polícia Militar "não quer cumprir a ordem" dada por ele na semana passada para desocupação dos navios.
"Em que pese a probabilidade de confronto, o impasse perdura há vários dias, não podendo ser prolongado indefinidamente", afirma o juiz em seu despacho sobre a requisição do Exército.
Na tarde da última sexta-feira, homens do Batalhão de Choque da Polícia Militar chegaram a entrar no navio Marcos Dias para fazer a desocupação, resultado de uma liminar (decisão provisória) concedida pelo juiz à Cosipa.
Por determinação do secretário estadual da Segurança Pública, José Afonso da Silva, ao comando da PM, os policiais deixaram o navio sem concluir a operação -os grevistas se esconderam nos porões- e se limitaram a fazer a segurança das instalações da fábrica da Cosipa.
Os dois navios são ocupados por 26 trabalhadores avulsos -dois grupos de 13, com 12 estivadores e um conferente em cada um.

Texto Anterior: Juros serão cobrados com base na taxa Selic; Receita chama 600 mil que não entregaram IR
Próximo Texto: Desemprego volta a crescer em março
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.