São Paulo, terça-feira, 8 de abril de 1997
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Reforços na segurança salvam Christian

DA REPORTAGEM LOCAL

O acidente sofrido por Christian Fittipaldi no GP da Austrália, anteontem, poderia ter consequências mais graves que a fratura tripla em sua perna direita.
Para a temporada deste ano, a Cart (entidade que dirige a categoria) adotou uma série de exigências com o objetivo de aumentar a segurança dos pilotos.
No caso de Christian, essas alterações foram fundamentais. O bico do carro, parte mais atingida pelo acidente, está incluído nas novas regulamentações da Cart.
A partir desta temporada, os carros de Indy levam um mecanismo que faz os três pedais cederem sempre que ocorre uma batida mais forte, diminuindo o impacto nos pés dos pilotos.
O pai de Christian, o piloto Wilson Fittipaldi Jr., acredita que seu filho poderia ter se machucado mais se essa regra não tivesse sido implantada.
"Em um acidente, é difícil julgar o que poderia acontecer. Mas, certamente, as novas regras ajudaram muito", disse Wilson.
Ele diz estar em contato permanente com o Golden Coast Hospital, em Surfers Paradise, onde Christian se recupera da cirurgia.
Outra medida de segurança elogiada por Wilson é a que ergueu a proteção lateral à cabeça do piloto.
"Vi várias vezes as imagens e reparei que a cabeça dele estava sempre firme", afirmou. "Se fosse no ano passado, a cabeça estaria balançando de um lado para outro."
Outra novidade do regulamento que acabou reduzindo as consequências do acidente é a composição dos muros de proteção.
A área do muro da pista de Surfers Paradise que recebeu o primeiro impacto do carro de Christian recuou 45 centímetros.
Viagem adiada
O médico Steve Olvey, da Cart, adiou por dois dias o retorno de Christian para Miami (EUA), onde mora o brasileiro.
Segundo ele, o piloto teria condições de viajar amanhã, conforme planejava, mas o vôo de 14 horas o deixaria muito desgastado.
Olvey deve ficar na Austrália durante a semana e acompanhar Christian na volta para os EUA.
A expectativa do piloto é retornar à Indy no GP de Toronto (Canadá), no dia 20 de julho.
Essa é a segunda vez que Christian fica afastado das pistas recuperando-se de um acidente.
Em 92, quando corria na F-1 pela equipe Minardi, contundiu o pescoço durante treinos em Magny Cours, na França, e teve que se retirar por quatro provas.
A equipe Newman-Haas ainda não divulgou quem será seu substituto nas próximas oito provas.
O mais cotado é Mario Andretti, mas a equipe pode optar por um piloto menos experiente, como Tony Stewart e Kenny Brack, que correm na IRL.

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