São Paulo, terça-feira, 8 de abril de 1997
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Rita Lee; Patrulha do Espaço; Letícia Coura; Cássio Gava; Live; Sovory

PEDRO ALEXANDRE SANCHES

Rita Lee
Mais um clássico de Rita Lee volta ao catálogo por intermédio do selo curitibano Temptation (tel. 041/336-1145). Desta vez é "Atrás do Porto Tem uma Cidade" (74), um dos grandes discos da fase Tutti-Frutti da cantora. Recém-saída dos Mutantes, Rita se voltava ao rock básico, cravando sucessos como "Mamãe Natureza" e clássicos obscuros como "Eclipse do Cometa" e "Ando Jururu". Vale mil vezes a despesa postal.
(PAS)

Patrulha do Espaço
O mesmo selo recupera, em "Dossiê Volume 1 - 1978/ 1981", dois discos lançados originalmente em 80 e 81 pela Patrulha do Espaço, banda que antes acompanhava o ex-mutante Arnaldo Baptista. Com encarte de 20 páginas que refaz meticulosamente a história da banda, o CD só tropeça pela qualidade tortuosa das gravações e da própria música, descompassada no rock excessivamente ortodoxo e em vocais desastrados.
(PAS)

Letícia Coura
"Bam Bam Bam" (independente, tel. 011/256-6629), de Letícia Coura, é dominado pela teatralidade -a diretora Beatriz Azevedo é co-compositora em várias faixas. É tal característica que permite a inclusão de "Babalu", sucesso maior de Angela Maria, ou do chavão-vanguarda "Fais-Moi Mal, Johnny" (que o Luni gravara). Se a teatralidade é o trunfo diferenciador, é também seu travo -ela por vezes soa afetada demais.
(PAS)

Cássio Gava
Com "Rapsódia Paulistana - Um Dia em Minha Solidão" (Dabliú), o paulistano Cássio Gava restabelece laços com a vanguarda paulistana, como era projetada há 16 anos por Arrigo Barnabé. Com ajuda da "confraria Dabliú" -vozes de Márcia Salomon e Tutti Baê (já que a do próprio Gava deixa bem a desejar), Costa Netto como compositor-, Gava resvala no mofo de arranjos que já não têm nada de vanguardistas.
(PAS)

Live
Climas, mantras roqueiros, rock progressivo adaptado aos 90 (e quase sempre disfarçado de outra coisa menos marcante). Por essas características se pode definir o novo -e terceiro- disco da banda norte-americana Live, "Secret Samadhi" (Universal). Isso significa que o CD é muito chato. Situa-se na indecisão entre parecer algo como Led Zeppelin ou algo como Metallica. Nas duas opções, é igualmente indigesto. E retrô.
(PAS)

Sovory
"Sovory" (PolyGram) é o disco de estréia do artista americano homônimo. Nos vocais, parece ora Michael Jackson, ora Lenny Kravitz, ora Eric Clapton. Nas composições, ora Jamiroquai, ora Peter Gabriel, ora Ben Harper. Cita influências de Stevie Wonder e o Steely Dan de Donald Fagen. A mistureba garante tanto uma instabilidade de gênero quanto um certificado mínimo de qualidade -ele emula as influências com competência.
(PAS)

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