São Paulo, quarta-feira, 9 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Preço da farinha pode aumentar até 3%

DA REPORTAGEM LOCAL

A MP 1.569, que restringe as importações financiadas, pode aumentar o preço da farinha de trigo, segundo o diretor de abastecimento do Ministério da Agricultura, Vilmondes Olegário da Silva.
"A farinha deve aumentar cerca de 3%", diz Laurence Pih, presidente do Moinho Pacífico. Para ele, a mudança temporária da MP, porém, irá beneficiar o agricultor.
"Cerca de 1,5 milhão de t é importado de outros países que não terão os benefícios do Mercosul."
Pih diz que o custo de produção da Argentina é inferior ao do Brasil. "Vale a pena o país comprar trigo da Argentina", afirma.
Segundo Pih, independentemente da MP, os moinhos brasileiros vão continuar importando trigo normalmente este ano.
O governo promete interferir no mercado com o Pepe (Prêmio para Escoamento de Produto), caso o trigo nacional fique abaixo do preço mínimo de R$ 157 por t, afirma o diretor de abastecimento do Ministério da Agricultura.
Ele garante que o governo irá usar também outros mecanismos, como o mercado de opções (pelo qual o produtor vende sua produção ao governo por um preço predeterminado antes da colheita). Silva afirma que o produtor será beneficiado com a MP 1.569. "A medida reduz importações e abre espaço para o trigo nacional."

Texto Anterior: Oferta de sementes melhoradas cai 5,21%
Próximo Texto: Mais tratores; Colheitadeiras; Exportações; Peixe no interior; Sem agrotóxicos; Amarelinho; Mel xavante; Parceria; Safra de café
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.