São Paulo, quarta-feira, 9 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA reconhecem autoria de 24 filmes

Macarthismo perseguiu roteiristas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os roteiros de 24 filmes produzidos nos anos 50 e 60 ganharam novos autores anteontem, depois que a Associação de Autores da América reconheceu a verdadeira autoria das produções.
Os filmes haviam sido escritos sob pseudônimos ou assinados por testas-de-ferro, pois seus verdadeiros autores estavam sendo perseguidos pelo macarthismo, acusados de manterem relações ou simpatia com o comunismo.
Desde 1986, a associação já havia retificado a autoria de 34 filmes, entre eles "Lawrence da Arábia" e "A Ponte do Rio Kwai". A nova lista vai beneficiar dez roteiristas da lista negra, entre eles Bernard Gordon e Hugo Butler.
O primeiro é autor de "O Terror Veio do Espaço" (The Day of the Triffids, 1963), cujo roteiro era atribuído a Philip Yordan, que reconheceu por escrito a verdadeira autoria do filme.
A Associação de Autores da América quer agora que os estúdios modifiquem os créditos das futuras cópias dos filmes e fitas de vídeo, com a inclusão de seus verdadeiros roteiristas.

Texto Anterior: São Bernardo terá "cine itinerante"
Próximo Texto: Arranjador cria happening organizado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.