São Paulo, quarta-feira, 9 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Preço anula vantagens de calculadora financeira

RALPH MACHADO
DA REDAÇÃO

O preço é o problema do "CalcFin", programa de cálculo financeiro para "Windows". Custa R$ 99, mais do que calculadoras financeiras de mão.
Quem tem planilhas de cálculo, que trazem funções financeiras, deve pensar se vale a pena optar pela compra desse programa.
O "CalcFin" permite calcular prestações, empréstimos e taxas compostas (juros sobre juros), por exemplo. O programa é fácil de usar, mesmo por quem entende pouco do assunto. Por isso, pode ser útil também para empresas.
Na versão 2.0, é possível obter taxa interna de retorno, um cálculo que permite comparar, por exemplo, a rentabilidade de aplicações e é um pouco mais complicado de se efetuar em calculadoras de mão.
Para usar o "CalcFin", escolhe-se a operação desejada (prestações, por exemplo) e depois insere-se os dados pedidos pelo soft (valor presente, prazo e taxa, no caso). A resposta vem rápido.
O menu "Ajuda" explica esses termos da matemática financeira e orienta corretamente, apesar de alguns erros de português.
O "CalcFin" tem de ser usado com a calculadora padrão do "Windows", o que impõe riscos.
Os dados obtidos com a calculadora têm de ser transferidos para o "CalcFin" e, dependendo do arredondamento feito na operação, o cálculo final pode ser distorcido.

Texto Anterior: Consumidor terá crédito direto
Próximo Texto: Soft auxilia trabalho de pediatra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.