São Paulo, quarta-feira, 9 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa organiza rotina do consultório

JULIO ABRAMCZYK
REDATOR-MÉDICO

O uso do computador está se incorporando rapidamente à prática médica. Os programas oferecidos aos consultórios médicos vêm permitindo agilizar o atendimento aos pacientes e racionalizar o trabalho das secretárias.
Também tornam mais fácil a elaboração das listas de cobrança por serviços prestados por meio dos convênios médicos.
Um desses produtos é o "HiDoctor", atualmente na versão 5.01, destinado principalmente ao gerenciamento de consultórios. O "HiDoctor", da Central de Informática, agenda consultas e cria fichas de pacientes.
Em relação aos convênios, estabelece a interligação entre o código do serviço médico prestado e a respectiva remuneração, com base em uma tabela.
Receitas bem-apresentadas
Os dados do CID (Código Internacional de Doenças) também são colocados no programa pelo próprio usuário, o que facilita a elaboração de atestados médicos.
Com o computador à sua frente e o cliente ao lado, as queixas e os dados obtidos pelo exame do paciente podem ser introduzidos na ficha do paciente, no programa.
A receita, com a relação de medicamentos, e os eventuais pedidos de exames impressos via computador oferecem boa apresentação.
O único problema que eventualmente poderá interferir na relação médico-paciente é que geralmente o doente espera atenção para ele e não para a máquina.
O programa funciona em micros a partir de 386SX, com 4 Mbytes de memória e 80 Mbytes livres no disco rígido. Para melhor performance, é sugerido um 486DX2 de 66 MHz, com 8 Mbytes de memória.
Para ter uma visão prévia do produto, o interessado pode conferir na Internet, no endereço http://www.centralx.com/hidoctor.

Central de Informática: tel. (032) 215-4435

Texto Anterior: Soft auxilia trabalho de pediatra
Próximo Texto: Personagens de quadrinhos invadem PC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.