São Paulo, quarta-feira, 9 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda a diferença entre processadores

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

A velocidade do chip nem sempre é documento. Na hora de atualizar ou de comprar seu primeiro computador, o usuário deve levar em conta o desempenho global.
Os processadores da Intel ganharam, ao longo dos anos, o status de padrão de mercado. Pelas suas qualidades e pelo marketing, esses chips viraram sinônimo de garantia de boa performance.
Várias vezes, outras empresas, especialmente a Cyrix e a AMD, tentaram tirar fatias do bolo da Intel, sem muito sucesso. Apesar do preço menor, os chips dessas empresas ficavam relegados a máquinas sem grife.
Nos últimos dois anos, porém, grandes produtores de micros têm apostado na qualidade dos chips alternativos. IBM e Compaq são exemplos disso.
Atualização
Hoje, Cyrix e AMD acompanham o padrão da Intel em qualidade e desempenho, segundo testes internacionais. Na hora da atualização, porém, nem sempre a compatibilidade é garantida.
Quem tem um micro equipado com Pentium de 75 MHz e quer trocar o processador precisa checar junto ao fornecedor se a máquina vem com soquete padrão 7.
Esse tipo de soquete traz pinos dispostos de uma determinada forma, que vão permitir conectar um chip mais veloz. Somente é possível acrescentar o chip Intel em uma máquina com chip da AMD ou da Cyrix e vice-versa se a placa vier com o soquete padrão 7.
Velocidade
Na hora de comprar seu micro, o melhor é investir na máquina mais rápida que puder pagar.
Atenção: a diferença em MHz não deve necessariamente ser a mesma em R$. Ou seja, um micro com chip 25% mais rápido que outro nem sempre tem desempenho geral 25% superior -e você não deve pagar essa diferença apenas por causa do processador.
A Intel criou um índice próprio para medir o desempenho relativo do microprocessador.
O iComp (leia quadro ao lado) combina resultados em diferentes testes para dar uma nota global.
Um 486DX de 100 MHz tem um desempenho inferior ao de um Pentium da mesma velocidade.
O que vale é diferença de funcionamento do processador. No interior do Pentium, as informações trafegam mais rapidamente.
No caso da tecnologia MMX, mais nova, o chip pode trabalhar com mais informações ao mesmo tempo.

Texto Anterior: Saída direta; Robótica; Segurança compacta
Próximo Texto: Melhora a performance dos chips
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.