São Paulo, quarta-feira, 9 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GLOSSÁRIO

Bus - Via ou duto de dados, o "caminho" por onde trafegam os sinais entre chip e periféricos, como controladores de vídeo.
Chip - Nome genérico de pastilhas com circuitos eletrônicos. É mais usado para indicar o microprocessador (cérebro do computador).
Cisc - Sigla em inglês de Complex Instruction Set Computer, ou computador de conjunto complexo de instruções. Projeto que contém um conjunto de instruções longas e complexas, que permite a execução dos programas. Esse conjunto de regras é usado internamente pelos chips. A linha Intel, até o Pentium, era baseada nesse tipo de projeto.
Clock - Circuito eletrônico que gera pulsos uniformemente espaçados em milhões de ciclos por segundo, que definem a velocidade de processamento das informações internas do computador.
Estação de trabalho - é um computador de uso para trabalhos especializados, com chips Risc de alta velocidade de processamento.
IBM PC - Padrão de equipamento patenteado pela IBM e que identifica microcomputadores controlados por microprocessadores da Intel, da Cyrix e da AMD.
MHz - medida para indicar a velocidade do microprocessador.
Risc - é a sigla em inglês para Reduced Instruction Set Computer, ou computador com conjunto reduzido de instruções. Projeto que contém pequeno número de instruções simples e dá ganhos extraordinários de velocidade.

Texto Anterior: Melhora a performance dos chips
Próximo Texto: Micro com chip Cyrix custa menos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.