São Paulo, domingo, 13 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atleta 'inoperante' é referência na final

FERNANDO ITOKAZU
DA REPORTAGEM LOCAL

O Leites Nestlé, segundo estatísticas da Confederação Brasileira de Vôlei, tem as duas mais eficientes atacantes (Karin Negrão e Tara Cross) da Superliga feminina.
Mas hoje o ponto de referência da equipe é uma jogadora que praticamente não ataca.
A ponta Ricarda, 26, se recupera de uma operação no ombro direito e, por isso, não tem sido acionada para os ataques.
"Com Ricarda em quadra, jogamos com apenas quatro atacantes, mas ganhamos qualidade no passe, fundamento no qual ela é especialista", afirmou Sérgio Negrão, técnico do Leites Nestlé.
Na segunda partida do playoff (vitória do Leites por 3 a 1), o técnico Negrão optou por uma configuração mais ofensiva, e Ricarda iniciou a partida no banco.
No terceiro set, quando o Mizuno-Uniban começou a crescer no jogo, ela entrou. O Leites Nestlé voltou a dominar e fechou o jogo.
"A entrada dela deu estabilidade ao time. Ela consegue ocupar uma área muito grande, e isso libera as outras jogadoras", disse Negrão.
Ricarda diz não sentir a responsabilidade. "Estou no time há quatro anos. É a terceira final que estou participando, já estou acostumada."
Segundo a jogadora, que mede 1,85 m, não há segredo para "cobrir espaços" na quadra. "Tudo depende de uma boa colocação."
Mudanças
O técnico Sérgio Negrão vai mudar a tática para o terceiro jogo do playoff final da Superliga, hoje em Sorocaba (87 km a oeste de São Paulo).
Em caso de vitória do Leites Nestlé, a série melhor de cinco termina em três a zero, e o time conquista o tricampeonato da competição.
"Vamos sair com saque forçado. Nas duas primeiras partidas, optamos por um saque mais tático."
Segundo Negrão, o saque foi o fundamento que fez o adversário crescer no jogo quinta-feira.
"Eles forçaram bastante e tiveram poucas falhas. Isso explica o elevado índice de aproveitamento nos bloqueios do Mizuno."
Negrão está confiante para o jogo. "Nosso objetivo sempre foi conquistar o título aqui. Espero conseguir isso."

NA TV - Record, ao vivo, às 16h

Texto Anterior: Ferran sai na pole na Califórnia
Próximo Texto: Vitórias de Corinthians-Pony e Report valem passagem à final
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.