São Paulo, domingo, 13 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dor-de-Cotovelo

ALEXANDRA OZORIO DE ALMEIDA

Decoração. Lazer. Beleza. Família. Saúde. Construção
Alguns cuidados básicos melhoram o ressecamento das juntas
Cotovelos e joelhos ressecados são feios e doloridos, dependendo da gravidade do caso. Com a chegada do inverno, o problema tende a se agravar.
Com cuidados básicos de higiene e cremes hidratantes, a maior parte dos casos de pele seca são facilmente resolvíveis.
Segundo a dermatologista Zilda Najjar Prado de Oliveira, 43, o tipo de pele -mais seco ou oleoso- é determinado geneticamente, o que faz com que algumas pessoas tenham maior probabilidade de apresentar um ressecamento.
De acordo com Zilda, as maiores causas ou agravantes desse tipo de problema são o tipo de banho -muito quente, demorado, com bucha ou muito sabonete- e o frio.
Para a dermatologista Shirlei Borelli, 39, fora esses fatores, o ressecamento muitas vezes advém de hábitos como apoiar os cotovelos ou ficar muito tempo em posições que causam traumatismo, como ficar de joelhos para encerar o chão.
"O fundamental é não piorar as condições do ressecamento", diz Zilda. "Tomar esse cuidados no banho e passar um creme hidratante acabam com os casos menos graves."
Para cotovelo e joelhos, Zilda recomenda a aplicação após o banho de cremes à base de uréia, que hidratam com profundidade.
Peles secas, mas não tanto, podem ser tratadas com cremes de petrolatum e lactato de amônia. O uso de óleos -a ser aplicado antes de entrar n'água- de amêndoa e semente de uva também é recomendado.
Pessoas com pele tendendo mais para oleosa devem procurar as loções, já as com pele seca devem usar os cremes mais gordurosos, até duas vezes ao dia.
Quando o problema é mais extremo, com a pele apresentando quebras, a consulta a um dermatologista é recomendada, para a formulação de cremes especiais e até a indicação de remédios.
A psoríase é um desses casos, onde ocorre descamação da pele sobre uma base vermelha. Essa dermatose pode ser tratada com corticóides, vitamina D-3 ou tazarotene, o último tipo de tratamento.

ONDE ENCONTRAR Zilda Najjar Prado de Oliveira: R. Jesuíno Maciel, 999, Campo Belo, zona sul. Tel. 241-1274/530-2418. Shirlei Borelli: R. Bandeira Paulista, 600, 5º andar, Itaim Bibi, zona sul. Tel. 822-7151.

Texto Anterior: ÚTEIS E FÚTEIS
Próximo Texto: limpeza ao pé da letra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.