São Paulo, domingo, 13 de abril de 1997
Próximo Texto | Índice

Porsche Boxster

JOSÉ CARLOS CHAVES
EDITOR DE VEÍCULOS

Começa a desembarcar nesta semana no país o primeiro lote de cinco Porsche Boxster, modelo que foi uma das atrações do último Salão do Automóvel, em São Paulo. Todo o lote já está vendido. Para antecipar a chegada dessas máquinas que custam a partir de US$ 128 mil, a Folha teve a oportunidade de avaliar com exclusividade o primeiro Boxster importado oficialmente no Brasil.
Um carro para poucos, o roadster (conversível esportivo de dois lugares) oferece o que há de melhor da tecnologia alemã.
Tem motor central (entre os eixos), de seis cilindros, com 2.500 cc e 204 cavalos. Segundo a fábrica, o Boxster atinge 240 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos.
Andar no Porsche é uma diversão à parte. O modelo avaliado pela Folha era equipado com o câmbio "dois em um" Tiptronic S. O carro pode ser dirigido no modo automático, no qual o câmbio faz as trocas de marchas. Para um desempenho mais esportivo, o modo manual oferece a possibilidade de escolha ao motorista.
No volante há dois botões -para canhotos ou destros- com os sinais (+) e (-), que permitem au mentar ou reduzir as marchas sem tirar as mãos da direção, como o sistema usado na Fórmula 1.
Em caso de troca errada, o câmbio automaticamente corrige a manobra. Com o Tiptronic, o preço básico sobe para US$ 138 mil.
A suspensão enfrentou muito bem as esburacadas ruas brasileiras, mostrando-se mais confortável que a do Porsche 911.
No confortável banco do motorista, é fácil encontrar a melhor posição para dirigir. Há bom espaço para braços e pernas. A visibilidade pelos espelhos retrovisores também é acima da média.
O design interno merece destaque: acompanha as linhas curvas e elípticas do exterior. Do formato do painel aos botões do ar-condicionado, tudo segue o mesmo padrão adotado na carroceria.
Só o ruído excessivo do motor (logo atrás dos bancos) incomoda, principalmente no trânsito lento.

Próximo Texto: Confira produtos que vão chegar às lojas em breve
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.