São Paulo, segunda-feira, 14 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trabalho envolveu 1 milhão

FERNANDO ROSSETTI
DE NOVA YORK

O Terceiro Estudo Internacional de Matemática e Ciências envolveu cerca de 1 milhão de alunos de 45 países -embora só 41 tenham participado de todas as fases.
Aplicou provas padronizadas e adequadas culturalmente em alunos de 9 anos, 13 anos e de final do secundário (em torno de 17 anos). Até agora, só os resultados dos alunos de 13 anos foram divulgados.
Segundo o diretor internacional do estudo, Albert Beaton, os resultados dos alunos de 9 anos saem em junho. E só em 98 sai o restante dos dados.
A pesquisa incluiu questionários extensos para professores e diretores de escola. "Temos uma quantidade enorme de dados sobre os quais trabalhar agora", diz Beaton.
Um exemplo de pergunta em matemática é: "Uma classe tem 28 alunos e a relação de meninas para meninos é de 4 para 3. Quantas meninas há na sala?". Em ciências: "Qual dos seguintes é feito com uso de bactérias: iogurte, creme, sabão ou óleo de cozinha?" (Respostas: 16 e iogurte).
Segundo Beaton, é possível um país como o Brasil aplicar a prova do Timss agora nos alunos e ver seu desempenho em relação ao restante. Custo, só para a consultoria do grupo que dirige a pesquisa: US$ 170 mil.
(FR)

Texto Anterior: O ranking do ensino no mundo
Próximo Texto: 11 de Agosto abre inscrições de cursinho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.