São Paulo, segunda-feira, 14 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda o que especialistas chamam de ejaculação feminina

ROSELY SAYÃO
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Tenho 20 anos e vou à ginecologista com frequência, mas tenho uma dúvida que não tenho coragem de esclarecer com ela. Quando estou transando e atinjo o orgasmo, sai uma grande quantidade de líquido da minha vagina. Gostaria de saber: de onde vem esse líquido? O que é ele? É normal? Já li que as mulheres podem liberar líquido durante o orgasmo, mas em grande quantidade é normal?"
resposta
Vamos começar por onde você encrencou, no constrangimento em falar com a ginecologista. Os médicos e médicas, de qualquer especialidade, trabalham justamente por sua saúde. E isso significa também esclarecer dúvidas e aquietar o coração de quem acha que está com problema. Não é seu caso?
Você está achando que não é normal, pois seu corpo está se comportando de um modo que você não esperava. Então, nada melhor que perguntar a quem entende para saber se é problema ou não.
Ginecologistas não são juízes nem críticos da vida sexual de ninguém. Eles não vão moralizar a sua pergunta, ok? Agora vamos esclarecer o que você quer, mas não deixe de comentar o assunto com ela.
Ocorre o seguinte: quando você está excitada, seu organismo produz um líquido que tem a função de lubrificar a vagina, preparando-a para a penetração. Uma parte desse líquido mais o muco vaginal podem ficar concentrados no fundo da vagina. E, como o orgasmo provoca contrações musculares, esse líquido pode ser liberado justamente nesse momento. E aí você tem a sensação de que está expelindo muito líquido de uma vez só.
Alguns especialistas gostam de dizer que a mulher também ejacula para explicar esse líquido que sai durante o orgasmo. E o que eles chamam de ejaculação feminina é uma substância que é liberada durante o orgasmo fabricada por glândulas que se localizam na entrada da uretra, chamadas glândulas de Skene. Pois então, logo depois do orgasmo você pode sentir a saída desses líquidos todos juntos, por isso acaba achando que a quantidade é muito grande.
Eu prefiro não chamar isso de ejaculação, mas o que importa não é o nome e sim você saber que nada de errado há com seu corpo. Está tudo funcionando nos conformes: você transa, curte o prazer e chega ao orgasmo. Visita a ginecologista regularmente, portanto sabe se cuidar. Só falta mesmo é esfriar a cabeça e criar coragem para perguntar tudo o que precisa para sua médica.

Texto Anterior: "Diarréia mental"; Por Deus!; Crítica à crítica; "Voltamos ao Império?"; Correio para Zé Elias; Em defesa de Max; "O perigo!"; Racionais MC's
Próximo Texto: Destaque para palestra com Sebastião Salgado, Chico Buarque e José Saramago e para exposição indígena, tudo grátis
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.