São Paulo, segunda-feira, 14 de abril de 1997
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Aeroporto investe em modernização

HEINAR MARACY
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A abertura do Brasil ao comércio exterior provocou uma sobrecarga na capacidade dos aeroportos nacionais tanto na parte de carga quanto na de passageiros.
Segundo Newton Uchida, assessor da presidência da Infraero, órgão estatal que controla a rede de aeroportos nacionais, nos últimos dois anos os aeroportos brasileiros registraram um aumento de 70% a 100% em seu fluxo de pessoas e de carga.
O resultado disso foram filas descomunais para o check-in, atraso na liberação de encomendas, cargas perdidas e roubos.
Para dar conta desse aumento, a Infraero, algumas companhias de aviação e outras empresas que trabalham direta ou indiretamente com os aeroportos estão investindo na modernização de seus sistemas de informatização.
Desde março, a Infraero está utilizando o sistema "Tecaplus", elaborado para automatizar as funções de controle de carga nos 31 terminais de carga aérea da estatal.
Por meio desse sistema, empresas que trabalham com comércio exterior podem monitorar, via computador, o tráfego de suas cargas desde o ponto de origem, no exterior, até a chegada aos armazéns dos aeroportos.
O "Tecaplus", sistema desenvolvido pela Infraero e pela Multicom, já está implantado nos aeroportos de Manaus e Porto Alegre. Em breve, será instalado no Aeroporto Internacional de Guarulhos (Cumbica).
"Nosso principal objetivo era aumentar a segurança do transporte de cargas e agilizar a transmissão de informações para os importadores. Antes, eles tinham de vir até o aeroporto para descobrir onde se encontrava sua carga", diz Uchida.
Segundo ele, a Infraero está também investindo na automação dos aeroportos para diminuir o tempo de check-in dos passageiros.
A estatal está passando por uma reestruturação que pretende transformar cada aeroporto em uma unidade de negócios.
TAM Net
A TAM-Linhas Aéreas é outra empresa que está investindo pesado na informatização. Destinou cerca de US$ 21 milhões para uma rede de comunicações via satélite, a TAM Net.
Projetada pela Comsat Brasil, a TAM Net oferece suporte a toda comunicação de dados e de voz dos postos de operação da empresa aérea em quase todos os aeroportos do Brasil.
Localiza
A Localiza está lançando em parceria com a Telemig um serviço de atendimento à distância.
Usando o novo sistema, os clientes da locadora poderão entrar em contato com a central de reservas por meio de terminais de computador distribuídos nos aeroportos do país.
O atendimento terá som e imagem: será possível ver e conversar com a pessoa que está efetuando a reserva.
O objetivo do serviço é tornar mais ágil o atendimento aos clientes nos horários de pico e não deixá-los sem carro quando os aeroportos estiverem fechados.

Onde saber mais - Localiza: tel. (031) 247-7015; TAM: tel. (011) 5582-8685; Comsat: tel. (011) 5505-2705

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