São Paulo, segunda-feira, 14 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cientista diz que clonagem é benéfica

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um grupo de pesquisadores norte-americanos advertiu a comissão de ética do Congresso que o avanço da medicina pode ser "gravemente afetado" se o governo impedir a clonagem humana.
"Até o momento, a clonagem de animais satisfaz as necessidades da ciência. Mas, sem dúvida, deve-se levar em consideração a clonagem de seres humanos", disse Stuart Orkin, biólogo da faculdade de medicina da Universidade Harvard, à Comissão Nacional de Assessoria em Bioética.
O presidente Bill Clinton determinou a formação da comissão, com o objetivo de estudar as implicações da clonagem de humanos, após cientistas escoceses terem anunciado ter obtido êxito em clonar um mamífero, a ovelha Dolly.
Enquanto a comissão estuda a questão, Clinton proibiu o uso de fundos federais para esse tipo de experimento e sugeriu a possibilidade de uma moratória aos estudos realizados por instituições privadas.
Assim como Orkin, Janet Rossant, professora de genética médica da Universidade de Toronto, acha prematuro pensar na clonagem humana, pois ainda deve-se estudar mais o procedimento em animais.
Rossant disse, entretanto, que nem todos os resultados obtidos em animais são aplicáveis ao homem. Por isso, disse, deve-se evitar proibir as pesquisas legítimas em seres humanos, "porque trarão benefícios no futuro".

Texto Anterior: Rebeldes organizam protesto em Kinshasa
Próximo Texto: Multidão recebe em Vlorë premiê italiano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.