São Paulo, segunda-feira, 14 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Primeiro nome do Brasil derivou da fé

Frota carregava fragmentos da cruz

MARISTELA DO VALLE
DA ENVIADA ESPECIAL A PORTO SEGURO

Ilha de Vera Cruz foi o primeiro nome dado ao Brasil. Isso porque a expedição de Pedro Álvares Cabral carregava lascas do que se supunha ser a verdadeira (vera) cruz em que Cristo fora crucificado.
A explicação é de Maria Vicentina do Amaral Dick, professora de toponímia (estudo das origens dos nomes dos lugares) da Universidade de São Paulo.
"Os comandantes das grandes embarcações sempre tinham restos da cruz, devido à forte religiosidade dos europeus", explica.
Por causa disso, muitas das terras descobertas naquela época eram batizadas de Vera Cruz ou Santa Cruz, alusão às réplicas abençoadas, mas não verdadeiras, da cruz que as embarcações menores levavam. Com a visita de naus menores, em 1504, a ilha de Vera Cruz passou a ser chamada de Terra de Santa Cruz.
Em 1511, os portugueses se referem ao local como a Terra dos "Brasilis" e, mais tarde, Terra dos Brasis, devido à presença do pau-brasil na região.
"Todos esses dados são obtidos a partir das correspondências trocadas entre os navegantes e a Coroa portuguesa", conta Dick.
Ela explica que, conforme o país vai adquirindo autonomia, perde o nome de terra, que pressupõe abandono, e passa a ser denominado de colônia. Mais tarde, os nomes do Brasil variam de acordo com seu momento político.
Porto Seguro
Quando Cabral avistou a costa brasileira, começou a procurar um porto seguro para aportar.
A capitania hereditária que abrange a região foi batizada de Porto Seguro, com a divisão ocorrida em 1534.
O nome do município continuou sendo esse. Já a vila vizinha recebeu o nome de Santa Cruz.

Texto Anterior: Habitantes simples não tinham eira nem beira; Cidade inaugura bar Chilique em 18 de abril
Próximo Texto: Cabrália quer fama e dinheiro do vizinho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.