São Paulo, quinta-feira, 17 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BC vai gerir privatização de bancos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo transferiu do Conselho Nacional de Desestatização para o Banco Central a competência para gerir a privatização de instituições financeiras.
Dessa forma, tende a ganhar força a privatização de bancos, ainda inédita no país. A equipe econômica, em particular o BC, defende a tese de que não há razão para a existência de tais instituições.
Hoje, a venda de bancos estatais esbarra em resistências políticas de governadores e bancadas regionais. Além disso, o governo federal mantém o controle de cinco bancos comerciais (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia, Banco do Nordeste do Brasil e Meridional).
Estão na lista de prováveis privatizações o Banerj, o Banespa e o Bemat (MT). Ainda devem passar à iniciativa privada o federal Meridional, cuja venda sofre oposição da bancada gaúcha no Congresso, e o Credireal, de Minas Gerais, com a concordância do governador Eduardo Azeredo.

Texto Anterior: Governo quer controlar Poderes
Próximo Texto: CPI retoma depoimentos quarta-feira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.