São Paulo, quinta-feira, 17 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pouca liquidez faz taxa de juros subir

LUIZ ANTONIO CINTRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Todas as atenções do mercado financeiro se concentraram ontem no segmento de juros, que tem registrado nos últimos dias pouca liquidez e alta das taxas.
No caso da TBC, a taxa fixada após o fechamento do mercado pelo governo certamente vai atingir as expectativas.
Isso porque o mercado ontem se dividia em duas correntes, sendo que nos dois casos a aposta era de manutenção da queda dos juros.
A maioria do mercado estimava que a TBC para maio ficaria em 1,56%, caindo apenas 0,02% e não 0,04% como tem ocorrido. Para outros, o governo manteria o ritmo dos meses anteriores, baixando os juros básicos para 1,54%.
A decisão de ontem demonstra duas coisas. Junto com a restrição das importações é mais uma medida que terá o efeito de reduzir o ritmo de atividade da economia.
Além disso servirá para manter a diferença entre as aplicações em reais e a variação cambial.
O mercado de dólar oscilou bastante, seguindo as expectativas do mercado com relação aos juros.
O segmento flutuante foi o que mais uma vez apresentou a maior demanda, com as cotações chegando a R$ 1,0665. Mesmo com o mercado operando acima do limite superior da minibanda, o Banco Central preferiu não intervir.
Nova York
A Bolsa de Nova York voltou a fechar em alta ontem com uma valorização de 1,4% no dia.
Com isso, o índice Dow Jones, que acompanha as 30 ações industriais mais negociadas, acumulou alta de 3,5% em apenas dois dias.
No entanto, não é preciso ser nenhum Alan Greenspan para ver certa exuberância irracional no comportamento do Dow Jones.
Ontem, por exemplo, os investidores preferiram ignorar solenemente mais um indicador que reforça a tese de aquecimento excessivo da economia dos EUA.
Segundo o Federal Reserve, o banco central norte-americano, a produção industrial cresceu 0,9% no mês passado, bem acima do 0,5% estimado por analistas.

E-mail: mercado@uol.com.br

Texto Anterior: Reunião da Alca contorna as divergências
Próximo Texto: Crise faz 2.500 passarem a noite na Cosipa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.