São Paulo, quinta-feira, 17 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Amálgama' apresenta personagens híbridos

PEDRO CIRNE DE ALBUQUERQUE
FREE-LANCE PARA A FOLHA

No sentido figurado, amálgama é a mistura de elementos que, embora diversos, contribuem para a formação de um todo.
Nas bancas a partir de amanhã, a minissérie em quatro partes "Amálgama" traz apenas personagens inéditos, mas criados a partir de heróis e vilões já conhecidos pelos leitores de quadrinhos.
"Amálgama" é descendente direta do confronto entre as duas maiores editoras norte-americanas de quadrinhos, a minissérie "Marvel versus DC", que está sendo publicada no Brasil desde o mês passado pela editora Abril.
No ápice do confronto entre as editoras, os universos que representavam cada uma delas se "fundiram" um ao outro, dando origem a um novo mundo, em que os habitantes são híbridos -amálgamas- de heróis, vilões e coadjuvantes tanto da Marvel como da sua concorrente DC.
Os "amalgamados" apareceram pela primeira vez nos Estados Unidos no ano passado, em 12 edições especiais, sendo seis delas lançadas pela editora DC e seis publicadas pela Marvel.
Cada edição era dedicada a um herói híbrido específico, o que deu espaço aos escritores e desenhistas de cada história para produzirem referências e homenagens a outros personagens de ambas as editoras.
Após as 12 histórias da "Amálgama" serem publicadas, seus universos foram separados novamente, e os personagens "clássicos" retornaram às bancas.
Mas esse não foi o fim da história. Até o final do mês de julho, mais 12 títulos da "Amálgama" estarão sendo lançados nos Estados Unidos.
Como da primeira vez em que foram publicadas, as histórias da "Amálgama" chegam aos leitores em edições "one-shot" -uma história completa em uma única edição, sem continuações.
O que está sendo publicado no Brasil, na minissérie que chega hoje às bancas, são as histórias da primeira leva da revista, com os 12 primeiros títulos.
Como será publicada em apenas quatro números, cada edição brasileira apresentará três personagens "amálgamas" por edição.
Assim, logo no primeiro número é apresentado, por exemplo, o personagem Garra das Trevas.
Em seus poderes, uniforme e modo de operação, o Garra se assemelha aos dois heróis que lhe serviram de inspiração: o justiceiro Batman, da editora DC, e o violento Wolverine, da Marvel.
Para os fãs atentos, a diversão está em perceber, nos detalhes, quem, ou o quê, veio de onde, e em homenagem a que personagem.

Lançamento: Amálgama (minissérie em quatro partes)
Quando: nas bancas a partir de hoje
Quanto: R$ 2,30 (84 páginas)

Texto Anterior: Salgado abre mostra em Londres e no Rio
Próximo Texto: Os personagens da Amálgama
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.