São Paulo, sexta-feira, 18 de abril de 1997
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Alemanha deve ter escritório do Sebrae

SÉRGIO LÍRIO
ENVIADO ESPECIAL A HANNOVER

O Sebrae pretende abrir, até o final do ano, um escritório de comércio exterior em Frankfurt, na Alemanha. O objetivo é estreitar o contato de micro e pequenas empresas com a União Européia e facilitar as trocas comerciais com países do bloco econômico.
Segundo o presidente do Sebrae-SP, Sylvio Goulart Rosa Jr., a criação do escritório depende apenas de negociações com o Itamaraty, o Banco do Brasil e a Câmara de Comércio Brasil-Alemanha.
Rosa acredita que a abertura do escritório é oportuna, porque o país precisa aumentar suas exportações -para combater o déficit comercial- e porque volta a despertar o interesse da Europa.
"O Brasil não vai sustentar déficits grandes por muito tempo e a saída é estimular as pequenas empresas a exportar", acredita.
A participação do país na Feira Industrial de Hannover, segundo ele, é o exemplo do maior interesse europeu pelo Brasil. O número de expositores brasileiros -162- cresceu cerca de 50% em relação ao do ano passado. A maior parte são pequenas e médias empresas. Além disso, 2.500 empresários brasileiros devem passar pela feira até amanhã, quando ela termina.
O Brasil é o 8º maior participante da feira e ocupa o 1º lugar entre os países não-europeus.
A Feira Industrial da Hannover, que começou dia 14, é a maior do gênero no mundo. Neste ano, participam 7.200 expositores de 70 países e cerca de 300 mil visitantes.
Outro sinal do aumento do interesse da Europa por empresas brasileiras foi dado pela delegada do Brasil na Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, Maria Elisa Paciornik.
Segundo ela, já está acertada a formação, ainda em 97, de 20 joint ventures entre empresas brasileiras e européias. Os negócios, em vários setores, somam cerca de US$ 1 bilhão.
Ontem, a fábrica de autopeças alemã Edscha anunciou investimentos de US$ 10 milhões na construção de uma unidade em Santa Catarina. A Edscha é especializada na produção de dobradiças de portas para carros, utilizadas, por exemplo, em modelos da GM, entre eles o Vectra e o Corsa.

O jornalista Sérgio Lírio viaja a convite do Sebrae-SP, Lufthansa, Varig e Hannover Fairs

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