São Paulo, sexta-feira, 18 de abril de 1997
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Brizola sucede Maluf em comercial

JULIANA GARÇON
DA REPORTAGEM LOCAL

O ex-governador do Rio de Janeiro Leonel Brizola será, a partir de 1º de maio, o novo garoto-propaganda do calçado 752, da Vulcabrás. Em 91, foi Paulo Maluf, ex-prefeito de São Paulo, quem estrelou a campanha publicitária do sapato.
Além de ser o protagonista da propaganda, Brizola consta como redator da ficha técnica do filme, criado pela W/Brasil.
É de autoria dele, de acordo com Washington Olivetto -diretor da agência-, o trecho em que diz: "o 752, que é o sapato brasileiro de qualidade para o Mercosul e para o mundo, porque isso sim é internacionalização com os pés no chão".
A campanha custou US$ 1,2 milhão, mais US$ 60 mil para a produção do filme.
O comercial foi criado para o lançamento de seis novos modelos de calçado da Vulcabrás, embora só apareça o tradicional 752 -o carro-chefe da marca.
O anúncio será veiculado em diversas emissoras de TV, em especial no horário nobre da Globo e nos intervalos dos programas de esporte da Bandeirantes -que a Vulcabrás deverá patrocinar com o 752 e com o tênis Puma. Serão espalhados cartazes nos pontos de venda da Vulcabrás por todo o país.
Perna esquerda
O anúncio segue o estilo de depoimento usado no filme com Maluf, que falava do sapato com a perna direita cruzada. Brizola está com a perna esquerda sobre a direita no comercial.
Brizola não pediu cachê, apenas a coleção de calçados da marca, de acordo com Pedro Grandene, presidente da Vulcabrás. Ganhou mais de dez pares. Cada par custa cerca de R$ 25.
O político foi escolhido porque é conhecido do grande público, polêmico e estava afastado da mídia há algum tempo.
Melhor que ator
O ex-presidente do Corinthians Vicente Mateus, o carnavalesco Joãosinho Trinta e a apresentadora Hebe Camargo também já participaram de campanhas publicitárias do 752.
"Paulo Maluf e Leonel Brizola decoram os textos com mais facilidade que atores profissionais", disse Júlio Xavier, diretor do filme publicitário.

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