São Paulo, sexta-feira, 18 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MacDonald faz peça publicitária em "Delicada Atração"

CÁSSIO STARLING CARLOS
EDITOR-ADJUNTO DO MAIS!

"Delicada Atração" é, antes de tudo, uma peça publicitária. Para a comunidade gay, o filme funciona como bandeira dos próprios valores. Para espectadores heterossexuais, o filme interessa na medida em que seus personagens são tão próximos em sua normalidade que é difícil não reconhecer ali, se não a si mesmo, um amigo, um irmão ou alguém familiar.
Para obter seus efeitos didáticos a diretora Hettie MacDonald utiliza uma boa e clara estratégia.
Em seu caldeirão comportamental, Macdonald joga dois adolescentes -James e Steven, dois nomes ingleses tão triviais quanto João e José-, que se apaixonam e conseguem superar as adversidades graças à "força do amor".
Não há nada de anormal nesses rapazes, apenas diferenças.
James (Glen Berry), por exemplo, não gosta de futebol e prefere ficar em casa assistindo velhos filmes românticos. Steven (Scott Neal) é vítima da violência doméstica lançada pelo pai e irmão, homens padrão "hooligan".
Para eles, o desejo homossexual vai funcionar como uma forma de aliança entre pares na resistência à opressão -social e familiar.
Mesmo quando apela para clichês, a diretora sabe driblar os efeitos simplificadores.
Caricatura
Uma de suas estratégias é estender o estereótipo até o extremo da caricatura.
Assim, ela alcança um equilíbrio -muitas vezes instável, é verdade- entre conquistar a adesão imediata do espectador e conduzir essa identificação à gargalhada pelo ridículo de si mesma.
O equilíbrio também é conseguido entre o burlesco -como na cena em que os rapazes tentam desbravar um território gay e são tratados, na expressão do filme, como "carne nova no pedaço"- e o dramático -o esforço de James para convencer Steven de que há desejo entre eles.
Ao mostrar o desejo homossexual como sujeito às "leis universais do amor", Hettie MacDonald formula de maneira eficaz, em"Delicada Atração", uma pergunta essencial: "Afinal, o que há de errado nisso?".

Filme: Delicada Atração
Direção: Hettie MacDonald
Elenco: Scott Neal, Glen Berry, John Savage
Onde: a partir de hoje no Espaço Unibanco de Cinema - sala 1

Texto Anterior: 'Uma Garota Diferente' discute transexualismo
Próximo Texto: "Don Giovanni" volta em gravação histórica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.