São Paulo, sexta-feira, 18 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Forrest" inspira restaurante nos EUA

ELAINE GUERINI
EM MONTEREY

Se Forrest Gump e seu melhor amigo, o soldado Bubba, tivessem aberto uma casa especializada em camarão, o projeto teria provavelmente resultado no Bubba Gump Shrimp Co., uma rede de restaurantes norte-americana deliberadamente inspirada no filme de Robert Zemeckis.
Com casas nas cidades de Monterey e San Francisco, a rede investe no segmento de "casual dining" (refeição informal). O clima é familiar e o cardápio apresenta os variados pratos à base de camarão que o personagem Bubba (Mykelti Williamson) insiste em enumerar para o protagonista vivido por Tom Hanks em "Forrest Gump - O Contador de Histórias".
Com paredes e móveis de madeira, a decoração lembra casarões do Estado do Alabama -onde se passa parte da ação do filme. Painéis reproduzem cenas, reforçando a ligação com o cinema. Um deles mostra o pequeno Forrest (Michael Connor Humphreys) e sua amiga Jenny (Hanna R. Hall) sentados no tronco de uma árvore.
Um conjunto de memorabilia se espalha pelo ambiente -incluindo figurinos e sapatos de personagens, "storyboards", páginas avulsas do roteiro e inúmeras fotografias. Na entrada, um ator desconhecido, mas muito parecido com Tom Hanks, posa para fotos sentado em um banco e com uma caixa de chocolates na mão -uma espécie de cartão postal do filme.
A concepção da rede de restaurantes aproveita uma brecha na história. Antes de morrer em combate na Guerra do Vietnã, Bubba havia convencido Forrest a pescar camarão e a entrar no negócio de sua família -tanto que o protagonista acaba comprando um barco e monta a empresa Bubba Gump com o tenente Dan (Gary Sinise).
"Foi uma idéia da Paramount Pictures, que distribuiu o filme. Como nós já tínhamos experiência no preparo de camarão, eles nos procuraram e propuseram o lançamento da rede de restaurantes", diz Scott Barnett, presidente da Rusty Pelican Restaurants.
O próximo local a ganhar um Bubba Gump é Maui, no Havaí -a inauguração está marcada para o verão americano. Até o final do ano, a rede lança mais um restaurante em Baltimore. "Em cinco anos, planejamos abrir 20 casas nos EUA. Depois, vamos pensar no exterior", conta Barnett.
O presidente aposta na "eternidade" do personagem Forrest. "Por ser inocente e bem-intencionado, ganha a empatia de todo mundo. Por isso levou tantos prêmios", lembra Barnett, referindo-se aos seis Oscar de 94 conquistados pela produção (incluindo o de melhor filme, diretor e ator).
A rede de restaurantes também investe em produtos licenciados com a marca. As opções vão desde camisetas até caixas de chocolates, passando por um conjunto de placas coloridas onde se lê "run Forrest run" e "stop Forrest stop".
Colocadas sobre as mesas, essas placas representam uma maneira bem-humorada de lidar com os garçons. Em uma referência ao filme -é só lembrar que o protagonista passou três anos correndo-, o cliente vira a placa "run Forrest run" (corra Forrest corra) quando precisa de assistência.

Texto Anterior: Zélia Duncan faz temporada intimista no teatro Rival
Próximo Texto: Quanto custa comer no Bubba Gump
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.