São Paulo, sábado, 19 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Ah, Se Eu Soubesse...' traz auto-ajuda para executivos

CÉLIA DE GOUVÊA FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

"O que você sabe agora mas gostaria de ter sabido 25 anos atrás?"
"Contrate devagar. Demita rápido. Não são as pessoas que você demite que o machucam. São as pessoas que você não demite."
Esse é o conselho do único brasileiro, Márcio Moreira, vice-presidente da agência de propaganda McCann Erickson, que aparece no livro "Ah, Se Eu Soubesse...", lançado recentemente no Brasil.
A idéia do livro é simples: juntar as respostas de pessoas bem-sucedidas sobre o que gostariam de ter sabido no início das suas carreiras.
A grande maioria dos entrevistados de Richard Edler, o autor do livro, são personalidades desconhecidas no Brasil. Outros, porém, trabalham para empresas mundialmente conhecidas.
Algumas respostas são surpreendentemente simplórias. Outras, pragmáticas: "Primeiro, tenha sempre uma agenda para a reunião (...) Segundo, toda reunião que dure mais que 20 minutos não está acrescentando nada importante", disse o diretor de uma agência de publicidade, conselhos ortodoxos para quem vive de criatividade.
Mas será que o livro tem alguma utilidade prática? Dificilmente alguém vai se tornar tão bem-sucedido quanto os entrevistados apenas por ler suas respostas. O livro lembra um pouco os manuais de auto-ajuda tão populares atualmente, só que voltado para o trabalho. E também combina com a falta de tempo para ler de que reclamam muitos empresários e executivos. "Ah, Se Eu Soubesse..." dá para ser lido aos pouquinhos, uma resposta hoje, outra amanhã.

Texto Anterior: Preços voltam a cair em supermercados de SP
Próximo Texto: Consumo enfraquece, mostra pesquisa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.