São Paulo, sábado, 19 de abril de 1997
Próximo Texto | Índice

Ingleses duelam nas águas do Negro

PAULO HENRIQUE BRAGA
DE LONDRES

As equipes de remo das universidades de Oxford e Cambridge foram convidadas para participar de uma prova da modalidade no rio Negro, em 21 de setembro.
As duas equipes são as mais tradicionais do Reino Unido.
O embaixador da Grã-Bretanha no Brasil, Keith Haskell, esteve ontem em Manaus para acertar os detalhes da disputa. Os atletas percorrerão uma distância de oito quilômetros na regata.
A largada será dada no porto de passageiros de Manaus, também conhecido como "roadway". A chegada será na praia da Ponta Negra, o principal balneário local.
Além de Oxford e Cambridge, a disputa terá a participação da seleção brasileira de remo.
Para Steve Royle, diretor de remo da universidade, o convite é praticamente irrecusável.
"Os clubes de remo de Oxford e Cambridge são embaixadores do mundo do remo, assim como o Manchester United é para o futebol", disse ele à Folha, citando a equipe que lidera atualmente o Campeonato Inglês de futebol.
Royle é responsável pela preparação dos atletas da universidade para a competição anual contra Cambridge. O primeiro confronto entre as duas equipes ocorreu em 1829. Cambridge venceu a última prova, disputada em 29 de março.
A universidade de Oxford tem 2.000 praticantes de remo.
Alguns dos integrantes das equipes das universidades competiram na Olimpíada de Atlanta.
Segundo o secretário estadual de Cultura e Esportes, Robério Braga, a Confederação Brasileira de Remo aprovou a disputa, fazendo objeções ao problema de chuvas.
Em setembro, entretanto, o volume de chuvas deve diminuir, pois, diferentemente de março, é um dos meses do verão no Amazonas (meses de seca), quando o nível dos rios diminui.
Braga disse que a idéia de realizar o evento surgiu a partir de conversas entre o governador Amazonino Mendes (PFL) e representantes da Cultura Inglesa em Manaus.
"A partir daí a coisa foi tomando forma, principalmente com o entusiasmo das universidades em realizar a competição aqui", disse.

Colaborou Agência Folha, em Manaus

Próximo Texto: Para Oxford, é revanche
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.