São Paulo, domingo, 20 de abril de 1997
Próximo Texto | Índice

E agora, José?; Experiência própria; Ganhando tempo; Ah, bom; Operação tartaruga; Reunindo cacife; Peso certo; Loja de conveniência; Parte interessada; Amizade providencial; Futuro incerto; Novela mexicana; A picuinha continua; Nomenclatura rural; Ameaça futura; Rei da cocada preta

E agora, José?
Frequente interlocutor de FHC diz que a equipe econômica não sabe como sair da enrascada do déficit comercial crescente.

Experiência própria
O deputado e ex-metalúrgico Djalma Bom (PT) diz saber por que FHC chamou de "surfistas" os políticos que foram à marcha dos sem-terra: "Nas greves do ABC, ele esteve entre os políticos chamados de oportunistas".

Ganhando tempo
Orientação do Planalto aos líderes governistas: não votar nesta semana o destaque que acaba com a quebra da estabilidade do funcionalismo. Serão apreciados temas menos polêmicos, para não dar a impressão de que a reforma administrativa empacou.

Ah, bom
ACM ligou para Adelmar Sabino dizendo que embargaria uma obra da Câmara. Resposta do diretor-geral: "Tudo bem. Só quero lembrar que quem mandou construir foi o Luís Eduardo". Ficou tudo por isso mesmo.

Operação tartaruga
Os líderes governistas já admitem que a votação da reforma administrativa pode se arrastar por mais três semanas. Até que se chegue a um acordo sobre o que realmente importa, como estabilidade e teto salarial.

Reunindo cacife
Eduardo Jorge (Secretaria Geral) sondou Sarney sobre o nome de Renan Calheiros (AL) para o ministério que FHC pretende criar para acomodar o PMDB. O senador nada tinha a opor.

Peso certo
O Ministério da Administração mudará o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia). A autarquia será agência executiva, com contrato de gestão, metas e liberdade administrativa.

Loja de conveniência
Justificativa de FHC para dar mais um ministério ao PMDB: "É um gesto para demonstrar definitivamente que o partido é um parceiro que não pode ser largado na primeira esquina".

Parte interessada
Sem condição de acabar com a reeleição de governadores e prefeitos, os senadores-candidatos em 98 têm acordo: derrubar o 2º turno das eleições nos Estados.

Amizade providencial
Demitido por ACM da chefia de segurança do Senado, o ex-intocável Francisco Pereira da Silva, o Índio, achou uma nova taba. Será subchefe de gabinete de Odacir Soares (PFL-RO).

Futuro incerto
Maluf telefonou para FHC na terça. Pretexto: apoiar a reforma administrativa. O pepebista estaria deixando uma porta aberta, com a hipótese, a cada dia mais provável, de disputar o governo paulista contra Covas em 98.

Novela mexicana
Inocêncio Oliveira (PFL) enviou a FHC cópia de reportagem publicada em Minas com o título "Deputado topa tudo por dinheiro", na qual aparece como o vilão do extrateto. Acha que o tucano Aécio Neves foi a fonte.

A picuinha continua
Tucanos e pefelistas vão travar uma disputa particular na votação de destaques da emenda da reforma administrativa. Mostrar quem dá mais votos ao governo.

Nomenclatura rural
A elite do MST não foi a Brasília a pé. José Rainha Jr. chegou de avião. Diolinda Alves de Souza, de ônibus. Rainha pelo menos tem a justificativa de que passou a maior parte do tempo da marcha foragido da Justiça.

Ameaça futura
O PSDB mandou recado a Inocêncio Oliveira (PFL). Se continuar a brigar com os tucanos, o partido boicotará sua candidatura à presidência da Câmara em 99. Ele já se atritou com Serjão, José Aníbal e Aécio Neves.

Rei da cocada preta
Inocêncio, líder do PFL, não dá bola para a ameaça tucana de boicote à sua candidatura à presidência da Câmara em 99. Acredita que o PSDB não conseguirá ser a maior bancada em 98. Nesse quadro, acha-se imbatível.

E-mail: painel@uol.com.br

TIROTEIO
De Henrique Alves (RN), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, julgando que há demora na nomeação de ministros do PMDB:
- Nosso partido é o único da base do governo que tem ministros interinos. Isso não ajuda nada em um momento em que há votações importantes no Congresso.

Próximo Texto: Esqueceram de mim
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.