São Paulo, domingo, 20 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Remédio pode reduzir tremores das mãos; Simpósio debate lesões por esforço repetitivo; Curso de pediatria terá 120 professores; Substância de planta inibe rejeição de pele; Depressão no idoso é de difícil diagnóstico; Livro analisa teoria da prática médica; Inalantes devem ser controlados

JULIO ABRAMCZYK

Remédio pode reduzir tremores das mãos
Os cirurgiões podem reduzir os tremores das mãos tomando uma hora antes da operação 10 mg de propanolol -remédio usado em doses mais altas para problemas cardíacos-, aponta artigo do "Archives of Ophthalmology".

Simpósio debate lesões por esforço repetitivo
O Centro Brasileiro de Ortopedia Ocupacional realizará no dia 26, no hotel Transamérica, em São Paulo, um simpósio sobre lesões por esforço repetitivo, com a participação da médica Gabrielle Bammer, da Austrália. Informações pelo tel. (011) 813-8896.

Curso de pediatria terá 120 professores
Será desenvolvido do próximo dia 27 ao dia 2 de maio, em Fortaleza, o 54º Curso Nestlé de Atualização em Pediatria, com a participação de 120 conferencistas. O curso, de reciclagem médica em doenças da infância, entra em seu 41º ano de atividade.

Substância de planta inibe rejeição de pele
Foi aprovada na USP (Universidade de São Paulo) a tese de doutorado da bióloga Rosane Guerra, da Universidade Federal do Maranhão, que isolou da planta substância que inibiu rejeição no transplante de pele de camundongos.

Depressão no idoso é de difícil diagnóstico
A depressão ocorre em qualquer idade, mas nos idosos é de difícil diagnóstico, confundindo-se com doença física ou com o envelhecimento, segundo o médico Osvaldo Pereira de Almeida, coordenador da Unidade de Idosos da Santa Casa de São Paulo.

Livro analisa teoria da prática médica
A prática médica quando orientada mais para as doenças e órgãos do que para as pessoas e a teoria da prática médica é o tema de "Iátrica - A Arte Clínica", do médico Luiz Roberto Londres, lançado no Rio pela Editora Nova Fronteira.

Inalantes devem ser controlados
O uso de altas doses de inalantes com corticóides por muito tempo pode desencadear glaucoma (pressão alta nos olhos) em portadores de asma. O problema deve ser detectado precocemente pelo risco de cegueira, alerta a médica Edeltraut Garbe, da Universidade McGill, em Montreal (Canadá).

E-mail: julio@uol.com.br

Texto Anterior: Mãe de 1ª viagem quis esperar 5 dias
Próximo Texto: Serviços ajudam a superar dor do luto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.