São Paulo, domingo, 20 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Manhã do Ibirapuera une MPB e Jazz

BRUNA MONTEIRO DE BARROS
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A praça da Paz, no parque Ibirapuera, recebe hoje, às 11h, Leila Pinheiro e Orquestra Jazz Sinfônica.
"Just Kidding", do pianista de jazz dominicano Michel Camilo, é a primeira música do programa, interpretada pela orquestra, com regência de Marcelo Guelfi.
Em seguida, os 85 integrantes da Jazz Sinfônica apresentam temas de Edu Lobo e Cyro Pereira, sob a batuta de seus dois maestros, o próprio Cyro e Nelson Ayres.
Leila Pinheiro sobe então ao palco para cantar "Verde", de Eduardo Gudin e José Carlos Costa Neto, música que a projetou, em 1985, como a 'musa da bossa nova'.
"Esse arranjo, de Cyro Pereira, é ultra-ousado", diz Leila. "É o mais diverso de todos que já cantei."
Leila gravou 44 músicas de bossa nova e, apesar de ainda usar esse estilo como "cartão de visitas" no exterior -a cantora parte em breve para turnê na Europa-, não quer mais gravá-lo no Brasil.
"Nunca disse que faria bossa nova a vida toda, mas ficou como minha formação musical", diz a intérprete, que ainda ouve Tom Jobim todo dia.
Após "Verde", Nelson Ayres volta a reger, dessa vez até o final do espetáculo. Canções de Guinga e Aldir Blanc, como "Neblina e Flâmulas" e "Exasperada", estão no repertório. "Catavento e Girassol", trabalho mais recente de Leila, traz somente composições inéditas dessa dupla.
"Mandei para a orquestra os arranjos originais de cordas das músicas do meu disco", diz Leila. "Eles foram feitos pelo Calandrelli, um argentino, e são a coisa que eu mais gosto nesse trabalho."
Nesse espetáculo, a Jazz Sinfônica, que foi criada em 1990, inaugura seu novo piano, um modelo digital de cauda, único na América Latina, doado pela Roland.

Show: Leila Pinheiro e Orquestra Jazz Sinfônica
Quando: hoje, às 11h
Onde: praça da Paz (parque Ibirapuera, av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, tel. 253-2331)
Quanto: grátis

Texto Anterior: Como era calmo nosso jardim
Próximo Texto: Hoje é última chance de ver boas opções de peças
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.