São Paulo, domingo, 20 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Organize sua trilha sonora

MARCELO LIMA

Projetados para coleções cada vez maiores, móveis para guardar CDs passam a integrar a decoração da casa
Móvel acessório e por vezes complementar à aparelhagem de som, os porta-CDs eram até há pouco valorizados apenas por seu aspecto funcional. Hoje, por meio de peças avulsas ou de soluções sob medida, eles passam a se integrar cada vez mais aos ambientes, sem comprometer a decoração.
Seja qual for o modelo escolhido, pronto ou sob medida, deve-se sempre levar em conta a possibilidade de ter de acondicionar novos discos laser.
Para o arquiteto Paulo Alves, da Marcenaria Baraúna, coleções com mais de cem exemplares já justificam móveis especiais, para não congestionar os ambientes com peças avulsas.
Acostumado a construir móveis para até 2.000 CDs, Baraúna aconselha pensar no volume que a coleção vai ocupar no ambiente antes mesmo de definir a decoração. "Peças menores, mais decorativas, são indicadas para dispor apenas os CDs que se quer ter sempre à mão. Para os demais, o melhor é optar por um móvel sob medida", explica.
Aproveitamento do espaço Quem quer dispor os discos laser na vertical pode optar por soluções que tirem partido da altura, como as estantes tipo totens. Os CDs ficam expostos lateralmente e a procura se dá pelos títulos.
Se o espaço disponível é horizontal, a solução é aproveitar ao máximo a profundidade. Nesse caso, um móvel tipo gaveteiro pode armazenar uma grande quantidade de CDs. Confeccionar a parte frontal das gavetas em vidro ajuda a organizar a coleção: o primeiro CD pode dar indicações sobre os demais em termos de gênero musical.
A decoradora Ruth Mendonça de Barros, do Atelier 3, escolheu um móvel retrátil, com disposição lateral para armazenar seus 400 CDs. "Posicionei os CDs nas laterais para evitar que eles fossem dispostos no fundo do móvel, o que dificultaria o acesso", diz.
No segmento de peças prontas, os porta-CDs para armazenar pequenas quantidades são mais facilmente encontrados no mercado. Alguns modelos podem ainda ser acoplados a novas unidades, caso a coleção aumente.
Como recomendação, deve-se verificar a estabilidade desses modelos. Apresentados nas lojas na maior parte das vezes vazios, eles podem tombar quando completamente preenchidos.

Produção: Dedê Pissinatto

ONDE ENCONTRAR PEÇAS PRONTAS:
Benedixt: pça Benedito Calixto, 103, Pinheiros, tel. 852-6551.
Firma Casa: al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.487, Jardins, tel. 3068-0377.
Suxxar: av. Pedroso de Moraes, 1.282, Pinheiros, tel. 210-0188.
Zona D: r. Harmonia, 479, Vila Madalena, tel, 814-6299.

Texto Anterior: Agulha nas rugas
Próximo Texto: Onde encomendar porta-CD sob medida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.